Resenha Cr tica A Moreninha

758 palavras 4 páginas
Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó. Antes de partirem Filipe havia feito uma aposta com Augusto: se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das moças, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrevê-lo. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha passar o feriado e lá encontram D. Ana, a anfitriã, a irmã de Filipe, D. Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Inconscientes das tamanhas surpresas que a visita lhes reservavam.
Augusto é volúvel e inconstante nos relacionamentos amorosos. Apaixona-se facilmente, porém, suas paixões são efêmeras o que comprova a afirmação de nunca ter amado e apesar da inconstância julga-se um romântico. Tendo sua volubilidade descoberta e sendo depreciado pelas moças, o jovem põe-se a conversar com D. Ana sobre seus sentimentos e é quando revela que, na verdade, sua inconstância é uma forma de manter-se constante a uma só mulher. Assim, descobrimos um fato de sua infância, pois quando ainda menino, apaixonou-se por uma garotinha com quem brincara na praia. Ele e a menina ajudaram um homem enfermo e, como forma de agradecimento, o homem deu a Augusto um botão de esmeralda envolvido numa fita branca e deu a menina o camafeu de Augusto envolvido numa fita verde, rogando que as crianças estariam prometidas para casarem-se na posteridade e serem imensamente felizes.
O menino julgou a bênção com seriedade e seguiu amando a garotinha, não sabia seu nome e nada a mais sobre sua vida, apenas que seria sua esposa. Já homem, sonhava em reencontrar esta que tanto fazia parte de suas reminiscências e esperanças de amor verdadeiro, entretanto, não sabia se um dia tornaria a vê-la.
O final de semana se extinguiu e os estudantes retornaram à rotina, tudo estaria igual caso não soubéssemos que Augusto saíra da ilha com o pensamento em D. Carolina. Justo aquela travessa, sagaz

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas
  • Coleção explorando o ensino
    67708 palavras | 271 páginas