Resenha - A montanha dos sete abutres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO








TRABALHO DE JORNALISMO IMPRESSO I
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS









ALUNO: JOSÉ AMARO CHAVESJÚNIOR



REFLEXÃO SORE O FILME “A MONTANHA DOS SETE ABUTRES”
Com base nos textos sobre o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e nas opiniões do jornalista Cláudio Abramo, é fazer umaanálise sobre o filme “A montanha dos sete abutres”, um clássico do cinema, produzido em 1951, tendo o ator Kirk Douglas – que interpreta o jornalista Tatum, como protagonista e Billy Wilder como diretor. Ofilme retrata sobre a ética jornalística e consegue se descrever o contexto atual desde sua criação.
Tatum pouco se preocupava com a ética jornalística e foi parar numa cidade do Novo México,província dos Estados Unidos da América, para trabalhar num jornal pequeno local. Ele pretendia passar um tempo no lugar e depois sair de lá. Só que o repórter acabou passando bem mais tempo. Por isso, ele,preocupado com o seu retorno à elite da imprensa do país, atropela os princípios morais da profissão e tenta obter notoriedade a qualquer custo – principalmente com o recebimento do Prêmio Pulitzer,causando uma tragédia na região. A ambição de Tatum provocou a morte de Leo Minosa, que desapareceu numa montanha e teve seu resgate retardado, com a ajuda de outras pessoas chantageadas por ele, paraque o jornalista atraísse a atenção do público para aquela região. O repórter conseguia fazer um “espetáculo” na pequena cidade e comoveu o país inteiro com o drama de Leo.
No fim das contas, Tatum seviu desesperado e em crise emocional, após a morte de Leo Minosa. Ele acabou não escrevendo a matéria que iria o consagrar profissionalmente e entregou-a aos seus antigos patrões.
Para CláudioAbramo, a ética jornalística não difere da cidadã. Segundo ele, o jornalista não é um ser separado da sociedade. É preciso que haja uma boa conduta dos profissionais em toda hierarquia dos veículos de...