Resenha: a montanha dos sete abutres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MONTANHA DOS SETE ABUTRES
O sensacionalismo no mundo jornalístico

Por que as pessoas se apegam a uma história de alguém que elas não conhecem? O que torna esse fato tão próximo de suas vidas que elas se identificam com as vítimas? É exatamente isso que Charlie Tatum mostra no filme “A Montanha dos Sete Abutres”, ele mostra o porquê do sensacionalismo da mais audiência que uma simplesnoticia que acontece no cotidiano.
Charlie Tatum é um jornalista ambicioso que busca uma nova oportunidade de voltar para a mídia. Depois de ser demitido diversas vezes, Tatum encontra um jornal em uma pequena cidade no estado do Novo México e vai trabalhar lá. Ele mostra que naquela época o dinheiro não importava tanto para o jornalista, mas sim a fama. E sabe perfeitamente que para conseguir fama eleprecisa de uma noticia sensacional. Quando de repente a encontra, um homem está soterrado em uma montanha. Tatum sabe que essa é a oportunidade perfeita para conseguir o que deseja de fato. E é partir daí que começa o espetáculo.
Sua primeira matéria atrai os primeiros visitantes para o local. A partir daí, começam a cobrar entrada. Carros de todo país chegam com voluntários e equipes dereportagem. Até música foi criada para Leo. O xerife começa a fazer sua propaganda política – aparece até um parque de diversão. Todos lucram com o sofrimento de Leo. Tatum aproveita essa situação, sabe que o fato dará mídia e faz de tudo para complicar a saída de Leo da montanha – o que poderia ser feito em 16 horas passa a demorar 6 dias.
O exagero é a marca registrada nas matérias sensacionalistas.Exagera-se nas imagens, nos textos e na inclusão ou exclusão de elementos que alteram o sentido do assunto para que este tenha um caráter agressivo aos olhos do leitor. A expressão sensacionalismo vem de “provocar sensação”, que conduz o leitor muitas vezes a uma conclusão errada ou imprecisa dos fatos.
Um exemplo que se pode relacionar ao filme é o caso Eloá, entre os dias 13 e 17 de outubro de2008, o Brasil parou em frente à TV para acompanhar o caso de cárcere privado mais longo da história de São Paulo. Eloá Cristina Pimentel, então com 15 anos, foi mantida por cerca de cem horas sob o domínio do ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos. Durante esses dias, o que houve foi ampla espetacularização do caso. A mídia, que cobria noite e dia as negociações, transformavam as tardesbrasileiras em um espetáculo da vida real. Qual seria o episódio do dia? No caso do filme quem falava direto com o Leo era Tatum, no caso Eloá até a apresentadora Sonia Abrão entrevistou o sequestrador. Além dela, uma jornalista da Rede Globo e outro da Rede Record também entraram em contato com o sequestrador. A mídia tem responsabilidade no caso? Se pensarmos que ela pode ter deixado o sequestradormais nervoso, é possível afirmar que sim. Além disso, diuturnamente o caso aparecia em todos os veículos de comunicação, e Lindemberg ganhou notoriedade, inclusive na mídia internacional. Não é crime tentar contatar o sequestrador, do ponto de vista legal, mas é uma irresponsabilidade transformar uma séria situação em uma novela da vida real, onde infelizmente, o final foi trágico, assim como ocorreuno filme.
No filme Tatum pratica o que é chamado no jornalismo de agenda setting, assim como foi feito no caso Eloá. O termo “agenda setting” significa pauta de fixação. É uma forma de direcionar a atenção que os leitores e telespectadores de uma reportagem seguirão, ou seja, a mídia aponta quais os temas serão considerados de interesse coletivo. Segundo Walter Lippmann, o conhecimento que aspessoas têm do mundo exterior é formado pela seleção midiática de símbolos presentes no mundo real, criando uma relação entre a agenda midiática e agenda pública. No filme não é mídia em si, e sim Tatum, que decide o que será discutido pela opinião pública.
A questão do filme é: até onde o jornalista pode ir para conseguir um “furo”? Assim que começa a publicar noticias sobre Leo, Tatum diz a...
tracking img