Resenha Vanilla Sky

1186 palavras 5 páginas
MARCONDES, Danilo
Iniciação à História da Filosofia: Filosofia Moderna, Descartes e a Filosofia do Cogito.
6ª edição.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Realidade ou Sonho

Será possível fazer distinção entre sonho e realidade com absoluta certeza? Essa foi uma das questões do argumento da dúvida metódica de Descartes. Talvez alguém respondesse que sabe distinguir o sonho da realidade pelo fato de que ao sonhar não “sentimos”. Mas não é verdade quando sonhamos sentimos: medo, dor, alegria e até prazer, choramos e sorrimos. Quem nunca acordou chorando por ter sonhado com a morte de alguém.
Convicção de que nesse exato momento estamos vivendo a realidade é fácil, mas quando estamos sonhando não é tão fácil assim ter a certeza de que aquele exato momento é apenas um sonho. Assim acontece no filme dirigido por Cameron Crowe, Vanilla Sky de 2001 uma refilmagem do filme espanhol Abre los ojos de 1997.
O filme conta a história de um jovem solitário chamado David (Tom Cruise), seus pais morreram e ele herdou toda a fortuna. Rico e bonito David passa algumas noites com uma garota chamada Julie (Cameron Dias) a quem chama de sua “parceira de cama”. Porém Julie é completamente apaixonada por David e não diz nada. Até que na noite do aniversário dele Julie se depara com uma concorrente: Sofia (Penélope Cruz). Sofia encanta David, doce e extrovertida ela chama a atenção dele logo no princípio da festa. Eles passam a noite juntos, porém nada acontece, conversam, brincam, fazem caricaturas um do outro, e de repente ele já está apaixonado por Sofia. O dia amanhece e David vai embora com um sentimento de mudança, de responsabilidade, era como se tivesse encontrado um sentido para a vida: seu amor por Sofia.
David só não imagina que Julie o espera do lado de fora. David isento de culpa, afinal não sabe sobre o amor de Julie por ele conversa com ela como uma simples amiga. Mas David não sabe que aquele foi o último dia normal de sua vida. Julie enciumada chama-o para conversar e

Relacionados

  • Resenha
    622 palavras | 3 páginas
  • Matrix: Neo o Salvador
    1349 palavras | 6 páginas
  • A omissão em textos literários
    21033 palavras | 85 páginas
  • TATIANA MONICA DE CAMPOS
    28564 palavras | 115 páginas