Niveis Psicogen Ticos

588 palavras 3 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Teste de Níveis Psicogenéticos

Francisca Vânia dos Santos Silva

Fortaleza­ Outubro de 2014

Introdução Os níveis psicogenéticos devem ser analisados desde as primeiras garatujas das crianças. Emilia Ferreiro nos ensina que até mesmo a orientação dos caracteres próprios das crianças , a leitura individual e própria de cada um, já é parte do processo de alfabetização.
As ideias das crianças podem parecer estranhas, mas esse é um dos passos principais e iniciais para o desenvolvimento da escrita e da leitura.É importante a divisão em níveis pois a criança perpassa por por quatro etapas até desenvolver de forma mais avançada, o letramento.
Níveis Psicogenéticos:
­ Pré­ Silábico: A escrita corresponde a letras misturadas com desenhos representando o que querem escrever.Nesse nível a criança faz variações, sem se preocupar com o som. Para, ela deve haver muitas letras para representar as palavras. ­ Silábico: A criança inicia o reconhecimento da construção das palavras através da pronúncia, da quantidade de sons proncunciada.Desse nível para o nível alfabético, é bem rápido. Para escrever uma frase, designa um caractere para cada palavra.
­ Silábico­Alfabético: A criança geralmente representa cada sílaba com uma letra.Usa na maioria das vezes, vogais.Nesse nível, a criança tem uma análise prévia do que vai escrever.A partir dai, a criança passa para o nível de esquemas futuros.Pois daí ela começa a descobrir qua sílaba pode ser escrita com mais de uma letra.
­ Alfabético: Geralmente, nessa fase, a criança já consegue representar o que fala. Já existe a compreensão das sílabas.

Relacionados

  • Chartier Roger
    79620 palavras | 319 páginas