Resenha thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão
Campus: São Bernardo
Área do conhecimento: Filosofia
Docente: Sergio Bevilaqua
Discente: Yuri Sabry

Resenha sobre o pensamento político de Thomas Hobbes.

São Bernardo
Outubro 2012
O pensamento político de Thomas Hobbes parte do princípio de que os homens são, na sua essência, egoístas, impulsionados pelas suas paixões em busca de, cada vez mais, poder ecomodidade para sua vida. Isso é o que ele chama de estado natural do homem. Sendo assim, ele afirma que todos os homens são iguais neste sentido.
A igualdade em relação ao estado natural baseia-se no sentimento de autopreservação, no qual os homens, segundo Hobbes, procuram conservar suas vidas a qualquer custo, isto, apenas seria possível com a eliminação de qualquer ameaça, ou possível ameaça a suaintegridade, levando-os a uma verdadeira “guerra de todos contra todos”.
Esta guerra acontece porque os homens, no estado de natureza, não confiariam uns nos outros, pois eles não são capazes de conhecer o que se passa pela cabeça dos outros homens, as suas intenções e objetivos. Dessa forma, para se prevenir de um possível ataque ou para vencer o outro e alcançar um objetivo, os homens acabam poratacar uns aos outros na tentativa de que possa conservar-se dos perigos que os demais possam oferecer, pois se um homem deseja alcançar o mesmo objetivo que o outro, e esse objetivo só pudesse ser conseguido por um deles, logo eles se tornariam inimigos.
Ao contrário de Aristóteles, que define o homem como “animal social” por natureza, ou seja, os homens, independentemente de qualquer situação, jáseriam suscetíveis a viver em sociedade e em paz uns com os outros, Hobbes afirma que em seu estado de natureza o homem tende a provocar a guerra. Isso ocorre, segundo Hobbes, por três principais motivos: a competição, pois eles acabariam se atacando em busca de conseguir alcançar algum objetivo, a desconfiança, pois ele não conhece os pensamentos dos outros e tem medo que eles possam de algumaforma prejudica-los, e a glória, pois com ela o homem alcançaria o respeito e a reputação perante os outros.
A melhor maneira de conservação da vida dos homens, levando em consideração o próprio sentimento de autopreservação, segundo Hobbes, seria o estabelecimento de um contrato, um pacto entre um grande número de indivíduos, visando à própria conservação da vida. Este contrato garantiria a paz,tudo isso baseado na razão ao invés das paixões.
O contrato social ou pacto social, no entanto, não seria o bastante para assegurar a paz duradoura entre os membros de um grupo social, por isso Hobbes defende que deve haver um escolhido ou uma assembleia determinada. O soberano deveria ser seguido fielmente pelos demais membros do grupo, no que diz respeito a paz.
Para evitar que os homens vivam emconstante guerra civil, Hobbes propõe que haja a criação de leis que reprimam os comportamentos inadequados que possam ameaçar a paz geral. Mas para que sejam estabelecidas leis que evitem os conflitos entre os membros de um grupo, primeiro é preciso que se decida por quem estas leis seriam criadas.
Segundo Hobbes, além das leis é necessário um estado armado para assegurar o respeito dos cidadãosuns com os outros e perante o estado e, com isso, manter a ordem. O estado existe para garantir a paz duradoura e geral, para tanto, Hobbes defende que o mesmo deve possuir poder absoluto. Os súditos seriam os únicos a assinar o contrato social, para que o soberano fosse não imputável e pudesse administrar os direitos dos cidadãos.
Esse soberano teria que governar despoticamente, concentrando opoder em suas mãos, para garantir a paz. Não haveria leis que regessem o grupo social, o soberano é quem ditaria as leis. Os súditos, ao aceitar o contrato social, abririam mão de suas ambições para depositar seus direitos nas mãos do soberano.
O poder do estado não deveria, segundo Hobbes, limitar-se somente aos aspectos político e social por exemplo. Ele teria também poder de decisão no que diz...
tracking img