Unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estas são simples perguntas, que uma grande parcela de nossa sociedade, ainda refaz, quando o assunto tratado, é o entendimento e a razão das Ciências.

A Biologia é a "mãe" de muitas delas, quepode ser facilmente explicada, utilizando duas palavras gregas, bios (Bio) = "vida", e logos (logia) = "estudo". Com isso, temos uma ciência que é responsável pelo "estudo da vida".

Este estudoabrange todos os seres vivos, sua classificação, organização, constituição química, funcionamento, comportamento e interação com o ambiente. Porém, para que possamos entender seu importante papel para odesenvolvimento humano e o conhecimento em geral, é necessário que se faça uma retrospectiva de nossa história, relacionando as descobertas ao nosso atual modo de vida. São contribuições que seiniciaram com o homem-pré-histórico, passaram por diferentes períodos de nossa história e hoje são complementadas por nós, espécies contemporâneas.

Muitas outras ciências surgiram da multiplicidade dosestudos da Biologia, como a Botânica (estudo dos vegetais), Zoologia (estudo dos animais), Ecologia (estudo das relações dos seres vivos e o ambiente), Genética (estudo dos genes), Microbiologia(estudo dos microorganismos), Paleontologia (estudo dos fósseis animais e vegetais), Fisiologia (estudo do funcionamento do organismo), Citologia (estudo das células), Embriologia (estudo do desenvolvimentodo embrião), Histologia (estudo dos tecidos) Etologia (estudo do comportamento animal) entre outras.

Hoje, é diária a divulgação pela mídia das pesquisas e descobertas científicas. Os avanços daTecnologia e a interdisciplinaridade possibilitaram que os estudos biológicos fossem realizados de maneira mais rápida e com maior exatidão. Isso demonstra, que a Biologia não é uma ciência estáticano tempo, pois quanto mais descobrimos, mais questões acabam surgindo, e para resolve-las, muitas vezes, novas ciências são criadas, como por exemplo, a Biologia Molecular (estuda os mecanismos...
tracking img