Resenha tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Tempos Modernos
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho.Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente épreso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e opai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Este filme éuma critica ao modo de produção capitalista, suas intistuições repressivas e suas conseguencias para a vida das pessoas, neste sentido mostra claramente o que o trabalho alienado causa ao homem, olevando a loucura.
"Tempos Modernos" de forte crítica à sociedade capitalista dos anos 30 do século XX, à industrialização e mecanização da mão-de-obra, que causava (e ainda causa!) o desemprego ealienação do proletário, etc., e critica também o sistema que ficou conhecido como "Fordismo ou Taylorismo", idealizado por Taylor e aplicado, pioneiramente, por Ford em suas fábricas de carro, que é retratadoe satirizado por Chaplin em várias cenas desse filme em questão (como na cena em que ele fica parafusando as coisas, mesmo sem ser no emprego, chega a "parafusar" os botões do vestido de uma senhora,e a cena antológica é que ele é "engolido" pelas encrenagens da fábrica); filme cômico, na essência, mas de forte conteúdo político e social (já que mostra também a miséria, pobreza e desemprego dopovo americano durante a Grande Depressão) e também sentimental ao mostrar seu relacionamento com uma jovem órfã; comovente, contudente, profundo, atemporal e universal. Só podia ser do gênio...
tracking img