Quiropraxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
ENTADAS
Na atualidade a Quiropraxia, uma profissão cuja finalidade é o tratamento das disfunções musculoesqueléticas, especialmente as lesões da coluna, vem se tornando cada vez mais aceita como terapia alternativa ou complementar para tratamento da lombalgia.



























A Quiropraxia: Fundamentos, metodologia e forma de tratamento

Amanipulação da coluna é uma arte antiga, e o primeiro registro escrito foi encontrado em um documento chinês, o Kung Fu, datado aproximadamente de 2700 a.C. Esta afirmação é feita por Andrews e Courtenay (2005), discorrendo sobre o nascimento da Quiropraxia.
Nos relatos ainda das autoras, os primeiros pais da medicina, os médicos gregos Hipócrates e Galeno praticavam a manipulação da coluna eproclamavam a importância da coluna em relação à saúde.
E assim, desde tempos imemoráveis, o homem tem utilizado um dos métodos mais conhecidos e mais largamente empregado nas práticas terapêuticas dos clínicos de todas as épocas: as mãos, e a Quiropraxia é uma herança e uma verdade científica desenvolvida durante muitos séculos (DAVID, 2012).
A Quiropraxia, que vem do grego, significando prática comas mãos (quiro= mão; práxis = prática) e definida pelo seu criador Daniel David Palmer como a ‘ciência, arte e filosofia de tratar com as mãos’ é vista como terapia alternativa (complementar), mais amplamente reconhecida em todo o mundo, tendo como objetivo reintegrar o sistema nervoso por meio do ajuste das articulações, partindo do princípio de que o organismo humano é controlado pelo sistemanervoso, que regula o organismo como um todo, e que tal controle é mantido através de feedback – ida e volta de impulsos neurológicos (SOUZA, 2002).
Nos últimos tempos, a Quiropraxia cresceu, sofrendo mudanças tanto na teoria como na prática. As técnicas foram refinadas e outras novas foram introduzidas. Dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema musculoesquelético eos efeitos destas sobre o sistema nervoso e a saúde em geral, sem uso de drogas ou cirurgia (ANDREWS e COURTENAY, 2005; VIDAL, 2007).
No Brasil, segundo David (2012), a Quiropraxia foi introduzida em 1922, pelo norte americano Dr. Willian F. Fipps, sucedido posteriormente (em 1945) pelo Dr. Henry Wilson Yung, ambos estabelecidos na cidade de São Paulo. Nas ponderações do autor: Passado mais decem anos da revelação da Quiropraxia para o mundo, o legado de Palmer chega ao século XXI representado por escolas e universidades, centros quiropráxicos e profissionais especializados, modernas indústrias de equipamentos e produtos complementares, editoras e milhões de pessoas que se beneficiam diariamente dos procedimentos concebidos por aquele que, para alguns de sua época, não passava de umlouco ou visionário (DAVID, 2012, p. 2).
A prática da quiropraxia sustenta o tratamento feito por meio de técnicas manuais ou ajustes específicos nas estruturas do corpo, concentrando-se na restauração da função coordenada pelo sistema nervoso, que se relaciona primeiramente com a coluna, aumentando, com isso, a amplitude de movimento, aliviando a irritação nociceptora, e equalizando a sustentaçãode peso entre os sistemas de sustentação anterior e posterior da coluna vertebral, fornecendo alívio às forças compressivas contra a raiz nervosa dentro do canal vertebral e do forame intervertebral (CHAPMAN-SMITH, 2001apud ROSA, 2009).
Destacando informações sobre o tratamento quiroprático e seu tempo de duração Areias (2012) cita que quanto ao tratamento, este deve incluir a consulta inicialinclui a anamnese (histórico do paciente) e exame físico. Após a avaliação do estado do paciente, o quiropraxista utiliza-se de diversos procedimentos para chegar a um diagnóstico. Com uma avaliação, o profissional estabelece a estratégia terapêutica que mais convém ao caso baseado na pesquisa científica e nos protocolos estabelecidos para a prática da quiropraxia. Após um detalhado exame da...
tracking img