Quiropraxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA NO BRASIL ENTRE 1920 E 2004 Evergisto Souto Maior Lopes, B.Sc. D C.a Artigo adaptado da monografia (pesquisa histórica) de conclusão de curso, aprovada pela banca examinadora, como requisito para obtenção do grau de Bacharel em Quiropraxia, no Centro Universitário FEEVALE, na cidade de Novo Hamburgo, Brasil, novembro de 2004. ABSTRATO Objetivo: Agregar, através de umainvestigação metodológica, uma série de documentos, relatos, nomes e depoimentos dos fatos pertinentes ao surgimento e evolução da Quiropraxia no cenário brasileiro; Mostrar como a comunidade internacional da Quiropraxia e a Organização Mundial da Saúde têm reagido ao avanço da Quiropraxia no Brasil; Descrever a trajetória para implantação dos cursos em universidades brasileiras, bem como oreconhecimento junto ao Ministério da Educação e Cultura e os trâmites da sua regulamentação como profissão independente no país. Metodologia: O trabalho desenvolveu-se seguindo o modelo de pesquisa histórica proposto por RICHARDSON, 1999. Através da análise bibliográfica e documental. Desenvolveram-se entrevistas com pessoas que tiveram uma vinculação direta com os fatos, com perguntas abertas efechadas, referentes a localização, pessoas envolvidas, época e abrangências. Não se abstendo, com isso, de se valer também de fontes secundárias, na ausência das primárias. As informações também foram obtidas por pessoas que não participaram diretamente do fato em questão, levando o investigador a se valer também da coleta desses depoimentos, certificados, diplomas, matéria publicada em jornal detiragem pública e abrangente, fotos, entre outros. Recorreu-se à análise da informação produzida, estabelecendo a autenticidade da documentação e exatidão do dado histórico. Os fatos foram, primeiramente, mencionados e sintetizados e, após, interpretados, para que tendências pudessem ser detectadas e generalizações estabelecidas, evitando-se extrapolações das informações obtidas, para não ocorrerinexatidão. Descreveu-se, então, a interpretação da pesquisa, sem interferir nos fatos, para que ao documentálos desperte o interesse acadêmico e político pela importância do contexto histórico da Quiropraxia no Brasil, e sua influência para a estruturação da profissão.

Resultados: Localizou-se no tempo o processo histórico da Quiropraxia no Brasil e desenvolveu-se uma descrição cronológica apontadapela historiografia entre 1920, com a chegada no País dos primeiros Quiropraxistas, e 2004, com a conclusão do primeiro programa oficial para formação de profissionais Quiropraxistas no Brasil dentro dos moldes determinados pelos organismos internacionais que regulamentam a profissão e de acordo com os parâmetros legais brasileiros para formação universitária de profissionais da saúde. Conclusão:O estudo epistemológico demonstra que a quiropraxia teve seu início no Brasil através de pessoas que vieram de outros países. Alguns tinham uma formação sólida em Quiropraxia, e outros não. Porém, como ocorre em qualquer evolução de profissão, há um início em que a profissão ou oficio é repassado de geração em geração, através de metodologia baseada no binômio mestre-aprendiz. Pelos dadosobtidos, podemos verificar que a quiropraxia foi trazida e ensinada aos brasileiros objetivando que estes atendessem as necessidades da população. Este papel foi cumprido, e posteriormente surge a necessidade de uma estruturação, tanto da educação, como da prática profissional. O que começa evidenciar-se em 2004 quando surgem oficialmente os primeiros brasileiros Quiropraxistas graduados no próprio Paísdentro do padrão internacional que define a sua formação profissional. Palavras-chave: Quiropraxia; História; Brasil; Regulamentação.
a

Quiropraxista, fruto do programa

idealizado pela Associação Brasileira de

Quiropraxia orientado pela Federação Mundial de Quiropraxia para implantação da formação de Quiropraxistas no Brasil dentro dos padrões educacionais preconizados pelos órgãos...
tracking img