Resenha - sociedade em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1 A Sociedade em Rede, Ed. Paz e Terra S.A, 1999. Capítulo 1 – A Revolução da Tecnologia da Informação.

A Tecnologia da Informação tem se apresentado como o agente de uma revolução sem precedentes na história. Os conceitos de mudanças graduais e lentas, defendido por algumas correntes não se aplicam nesta virada deséculo na análise dos impactos decorrentes da evolução da Tecnologia da Informação.

E neste contexto o conceito da TI é bastante amplo, incorpora componentes de hardware, de software, de microeletrônica, de telecomunicações, de radiodifusão, de utilização de micro chips em diversos produtos e ainda, da engenharia genética. Esta é vista também como o conhecimento e descoberta de informações sobreas estruturas que definem padrões de vida, de saúde ou doença. É um conceito, sem dúvida, muito abrangente.

Esta nova revolução tem, de forma muito forte, um aspecto em comum com a Revolução Industrial iniciada no século XVIII: introduz um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, da sociedade e da cultura. Porém com alguns fatores de diferenciação, cabendo destacar:As outras revoluções, incluindo os dois grandes momentos da revolução industrial, também contaram com o componente informação. A informação e o processo de desenvolvimento científico foram fundamentais. A diferença agora é que existe um ciclo de realimentação, o avanço da TI tem gerado um suporte para a própria divulgação e retroalimentação da tecnologia. Assim o produto inicial destarevolução tem sido também o seu principal agente de crescimento, exponencializando a sua evolução.

Esta revolução vem se desenvolvendo como uma forma de expansão da mente humana. Diferente da revolução industrial, onde a nova base da economia esteva na expansão da capacidade (física) de trabalho do homem. Assim poderemos, em breve, entender a humanidade como um grande e complexo sistema deconhecimento interligado.

Uma terceira característica diferenciada é a questão do alcance e propagação desta revolução. Outras revoluções, a industrial por exemplo, teve o seu alcance limitado e a sua difusão lenta. E isto gerou um fator de diferenciação entre algumas comunidades, cirando uma relação de dependência, subordinação e até de destruição (por falta de acesso às bases da revolução emcurso). A atual revolução da TI apresenta uma grande expansão, em menos de duas décadas praticamente toda a humanidade teve acesso aos fatores fundamentais desta revolução.

Desta análise inicial e da comparação entre a revolução industrial e a revolução provocada pela Tecnologia da Informação, podemos chegar a uma grande conclusão, que talvez seja a mais importante deste capítulo:

“Fontes móveis de energia barata e acessível expandiram e aumentaram a força do corpo humano, criando a base material para a continuação histórica de um movimento semelhante rumo à expansão da mente humana”

É neste contexto que precisamos analisar e entender o que aconteceu e está acontecendo nas últimas décadas com a TI. Podemos retornar aos anos 40 como buscando lá um marco deste início derevolução. O surgimento dos primeiros computadores, seu uso no senso dos Estados Unidos, o interesse pelo desenvolvimento bélico, as fortes pesquisas e a grande participação do Estado foram os aspectos embrionários desta revolução.

Os anos 70 talvez foram marcados como um segundo grande marco, com significativa evolução da eletrônica, da construção dos chips, dos microprocessadores, dodesenvolvimento dos primeiros computadores “portáteis”, passando pela criação do Apple e do PC. Também neste década identificamos avanços significativos nas telecomunicações. O projeto precursor da Internet teve seu início em 1969. Alguns padrões importantes para as atuais redes, e para a própria Internet, como o TCP/IP, também tiveram suas origens na década de 70.

A partir destes marcos inicias...
tracking img