Resenha sobre o texto: processos, que processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre o texto ‘Processos, que processos’ de José Ernesto Lima Gonçalves. (Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos daEAESP/FGV e Consultor.)
Ao ler o texto, pude notar que muitas empresas querem organizar-se por processos, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir e dasprovidências que devem ser tomadas. Outras não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estruturação por processos.
A empresa é a forma pela qual nós organizamosnossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. Na realidade as empresas, de modo geral, necessitam criar uma estruturaorganizacional que as auxiliem nas tomadas de decisões e alinhamento dos seus processos.
As empresas estão procurando se organizar por processos para terem maioreficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado (Gonçalves, 1997a).As empresas estão criando procedimentos padrões operacionais (POPs) no sentido de organizar processos produtivos que com certeza melhoram a qualidade dosprodutos e unificam as tarefas reduzindo custo, tempo e mão de obra ociosa. Algumas empresas também validam esses processos para garantir seu produto final com excelênciade qualidade.
O texto nos mostra que trabalhar em equipe deve ser um estimulo para que os processos deem o resultado esperado e assim se tenha uma visão uniformeda dinâmica dos processos implantados.
Quebrar barreiras organizacionais e hierárquicas é extremamente necessário para a empresa se estruturar em processos.
tracking img