Resenha sobre o livro "o que é realidade"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Esta resenha busca apresentar uma análise da obra “O que é realidade”. Ela teve como objetivo expor como a realidade é interpretada pelos indivíduos; como é construída, edificada, mantida e influênciada pelos diversos fatores que a constituem. Os instrumentos utilizados foram explanações e uso de citações da obra para fundamentar as ideias nela apresentada. Considerou-se que a realidadetem uma multiplicidade de sentidos, e que se têm várias formas de interprete-lá, a depender de quem a observa. Contudo, infere-se que essa realidade é constituída pelo individuo, a partir do que ele toma como sua verdade, ou seja, ponto de vista, e é válido tomar essas variações para enriquecer a visão que se tem do que é real.

Palavras-chaves: Realidade; Interpretação; Indivíduo; Influência;Variação.



















DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O que é realidade. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.


1 Dados do autor

Formado em Psicologia pela PUC – Campinas; concluiu o mestrado em Psicologia Educacional e por ser fascinado por qualquer tipo de arte, utilizou como tema de sua dissertação de mestrado: “Como a arte se constitui num elemento educativo”;atualmente leciona Psicologia da Arte na Universidade Federal de Uberlândia (MG), mas gostaria de ocupar todo o seu tempo lendo e escrevendo poesia; além desta, tem outras obras publicadas como: “Enigma” (poesia), em 1979, pela Universidade Federal de Uberlândia; “Fundamentos estéticos da educação” (filosofia), em 1981, pela Editora Papirus; “A política da loucura: A antipsiquiatria”, em 1983, pelaEditora Papirus; “Por que arte-educação?”, também em 1983, pela editora Papirus.

2 Introdução

É uma obra filosófica e dividida em seis capítulos: “Cai na real”; “No princípio era a palavra”; “A edificação da realidade”; “A manutenção da realidade”; “ A aprendizagem da realidade”; “A realidade científica”. No texto, o autor apresentou a definição de realidade, que a principio parece ser defácil explicação. No entanto a sua definição implica em uma reflexão mais cuidadosa por se tratar de um conceito extremamente complexo. Pode-se dizer que tudo o que existe ao redor do ser humano e pode ser usado como objeto de análise e reflexão por meio dos seus sentidos, criando para o indivíduo um contexto para o objeto analisado, isto é a realidade, porém, ela modifica-se a depender de quem aobserva. Partindo disso, Duarte Junior apresentou a multiplicidade de sentidos da realidade e aponta o homem como construtor dessa realidade, mesmo que ele não se identifique fazendo parte de tal e julgando-se ser submetido a ela. Além disso, ele aponta como principal intermédio para a construção da realidade o uso da linguagem, que permite edificar, ordenar e transmiti-la através de gerações.3 Descrição do assunto

O autor utilizou uma gíria brasileira, “Cai na real” para nomear o primeiro capítulo da obra. Ela pode ser interpretada, a parti do contexto, como sendo um alerta inicial para que o ser humano saia do mundo dos sonhos e da ilusão, para voltar-se a realidade. Duarte Junior analisa o sentido da vida humana, que munida de uma consciência reflexiva, idealiza seus conceitosde realidade, a parti dos quais se exerce no mundo e se multiplica, alterando sua face. Ele enfatiza que o homem não é somente um ser passivo, que só registra aquilo que é apresentado aos seus sentidos; aponta o homem como construtor do mundo e edificador da realidade.
No capítulo seguinte, Duarte faz uso de uma citação, “No princípio era a palavra” que está inclusa no texto bíblico do ApóstoloJoão. Ele faz essa alusão para explanar que é pela palavra que se constrói o mundo. A palavra (linguagem) é que nomeia e que designa tudo o que existe e se forma em um universo simbólico, estabelecendo-lhes significados. O ser humano move-se num mundo essencialmente simbólico, sendo os símbolos linguísticos predominantemente importantes na edificação deste mundo e na construção da realidade;...
tracking img