Resenha sobre o livro " realidade construídas e ficções documentais"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás.
Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia.
Goiânia, 19/01/2013.
Aluna: Lorraine Carla Silva Martins.
Disciplina: Fotojornalismo.
Professor: Rafael Castanheira.



Realidades Construídas
e Ficções Documentais.
Eder Chiodetto.












Eder Chiodetto inaugura uma discussão sobre o uso da fotografia.Inicialmente fala da técnica vista como a representação fiel da realidade e em segundo lugar expõe outro viés em que a imagem não representa mais a realidade, sendo passível de manipulação. A fotografia nasceu no século XIX e foi oficialmente inventada por Louis Jacques Mandé Daguerre que possibilitou a primeira impressão de imagem em uma superfície sem a interferência de nenhum pintor. Pouco tempodepois surgiu à técnica da “Calótipia” inventada por Willian Fox Talbot que possibilitava a impressão de cópias da mesma imagem. O advento da fotografia surgiu e se afirmou como um método de reprodução da realidade existente. A subjetividade atribuída à pintura foi superada e as pessoas podiam confiar nas imagens feitas, pelo menos a principio.
No final do século XIX e inicio do século XXalguns fotógrafos começaram a contestar essa ideia de fidelidade à natureza. Hippolytte Bayard, Oscar Gustave Rejlander e Henry Peach Robinson deram inicio a processo ficcional na fotografia. Eles se valiam de estratégias como a representação de cenas e a manipulação dos negativos para trazer um mundo novo à fotografia. A partir daí a visão em relação à função da fotografia mudou. Agora a fotografiatambém era objeto de criação, os fotógrafos não só apertavam um botão, mas pensavam em como a cena poderia ficar e usavam da imaginação para transformar a técnica em arte.
No século XX as “cartes de visite” ou cartões postais começam a se popularizar. Nesse período os fotógrafos passam a divulgar suas fotos de viajem e mostram por meio dessas imagens novas culturas, aproximando os povos ecriando estereótipos a cerca de como eram e como se comportavam os estrangeiros. Nessa época a visão em relação à fotografia se altera em comparação com a pintura não mais por ser a fotografia o retrato do real, mas sim por ser um referente. Independente da manipulação ou não manipulação da imagem, a fotografia carrega um passado, e representa algo que já existiu. A partir daí os jornais começama seguir uma linha em que há uma divisão entre as fotomontagens que são ficcionais e as fotografias ilustrativas que tinham o objetivo de elucidar o fato.
No fotojornalismo a imagem tem uma função documental. A imagem deve esclarecer, ilustrar e comprovar a existência dos fatos do passado que marcaram história. Chiodetto explica que a fotografia é composta por duas realidades a primeira éo assunto que levou o fotógrafo a captura da imagem, ou seja, o contexto e a segunda e a interpretação de quem vê a imagem independente do contexto histórico atento ao que ela aparenta ser.
A ética que envolve a produção de imagens e a fidelidade ao fato tropeça em muitos obstáculos. O profissional, conta com inúmeros recursos na produção da imagem e na pós-produção da fotografia que podeminterferir na originalidade da imagem e por em dúvida sua credibilidade enquanto jornalista. Com a maior aceitação da publicidade na mídia impressa, os jornais passaram a perceber, por meio de pesquisas de mercado, que os leitores preferiam notícias ligadas a serviços e entretenimento e que de preferência exibissem fotos esteticamente belas. O público preferia imagens publicitárias às imagens daseditorias justamente por elas serem mais bem iluminadas e melhor acabadas. O objetivo do fotojornalismo não era agradar ao leitor esteticamente, mas para concorrer com as fotos publicitárias e vender melhor a notícia os jornais passaram a obedecer à mesma lógica construtiva da publicidade, segundo a qual é importante seduzir o leitor. Esse novo profissional passou a lançar mão de recursos como...
tracking img