Modelo de coleta de dados pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 ESTUDO DE CASO


3.1 EMPRESA OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISA

Está pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo de gêneros alimentícios do comércio varejista. Nome fantasia Supermercado Bravim; Razão social Supermercado Bravim LTDA – ME localizada na Avenida Senador Eurico Rezende, 397, Centro, Município de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo, foi fundada em setembro de 2000, com oobjetivo de suprir as necessidades apresentadas pelo mercado.

Seus idealizadores observaram uma oportunidade de começar um empreendimento e decidiram então começar um empreendimento no ramo de gêneros alimentícios a principio de pequeno porte, começaram com apenas um funcionário, atualmente a empresa conta com um grupo de 10 funcionários.

Acompanhando as mudanças e diante das transformaçõesglobais percebeu-se que era necessário ampliar a estrutura física da empresa para acompanhar as exigências do mercado, oferecendo produtos e serviços com alta qualidade, proporcionado aos clientes uma interação com os lançamentos e novidades do mercado, com muita variedade e serviços diferenciados.

Até hoje vem mantendo padrões de excelência abrindo horizontes, gerando lucros e empregos noramo de gênero alimentício, procurando sempre satisfazer os seus clientes com um bom atendimento e oferecer os melhores produtos com os melhores preços.

Os produtos e serviços oferecidos pela empresa são cereais, massas, enlatados, produtos de higiene, limpeza, hortifruti, açougue, perecíveis, frios, utilidades e outros.



3.2 APRESENTAÇÃO DOS DADOS


3.2.1 Entrevista com o proprietário egestor da empresa.

Esta entrevista objetiva analisar o clima organizacional entre os funcionários e gestores do Supermercado Bravim de Boa Esperança, Espírito Santo, no ano de 2010.

1) Indique duas principais razões que mais afetam o clima organizacional na empresa?


- Estrutura física, que hoje já está pequena para atender nossas necessidades.
-Falta de mão de obra qualificada, quando se contrata um funcionário, na maioria das vezes é preciso treiná-lo, porque ele não tem experiência.


2) Na sua visão quais sugestões daria como gestor para melhorar o clima organizacional da empresa?


- Mais treinamentos profissionais nas áreas específicas;
- Ampliação do espaço físico da empresa;- Trabalhar só com vendas à vista e cartão.

3) Em sua opinião quais são os principais fatores que mais geram insatisfação nos funcionários da sua empresa?

- Ser chamado a atenção mesmo quando está errado;
- Baixo salário;
- Desinteresse por parte do patrão pelas coisas da empresa;
- Falta de elogiosos;- Falta de motivação dos funcionários por intermédio dos patrões.

4) Em sua opinião quais seriam as atitudes que faltam aos funcionários para o melhor desenvolvimento da empresa?

Tem funcionários que trabalham muito bem, como se a empresa fosse deles, outros trabalham como robôs, sem interesse quase nenhum. Quando a pessoa trabalha como se empresafosse dela, ela tem atitudes como simpatia, atenção diferenciada para cada cliente, vontade de fazer a empresa crescer, ele próprio ter vontade de crescer profissionalmente, divulgar a empresa, etc.

5) Como você avalia o seu método de gerenciar e motivar os seus funcionários?

Acho bom, mas talvez poderia melhorar mais. Acho que falta também um pouco de conhecimento, poisfui preparada para ser professora, mas tenho bastante vontade de aprender e melhorar.

6) Na sua empresa existe algum encontro periódico para avaliação de resultados e ações dos funcionários? Se existe, com qual freqüência? E qual o resultado que se obtêm destes encontros?

Em nossa empresa nos reunimos sempre que há necessidade. Também conversamos individualmente com os...
tracking img