Resenha sobre o filme "mar a dentro"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Departamento de Patologia e Clínica Odontológica
Disciplina: Bioética
Professor: Wagner Leal Moura

Resenha sobre o Filme
“Mar a Dentro”

Jessica Maria Gomes Ferreira

Teresina
Abril de 2012

Introdução

Mar a Dentro é um filme baseado em fatos reais, dirigido por Alejandro Amenábar conta a história de alguémquer quer morrer, no caso Ramón Sampedro (Javier Bardem), um ex-marinheiro tetraplégico para quem o sentido da vida se perdeu há 26 anos e que, agora, luta na justiça para legalizar a eutanásia e finalmente poder "morrer com dignidade". Ramón era um mecânico de barcos que aos 20 anos já dava a volta ao mundo e aos 26, num mergulho em águas rasas, instalou-se para sempre numa cama, entre as quatroparedes torturantes de seu quarto.
Esse filme trás a tona um assunto polêmico a eutanásia ou de acordo com o dicionário Houaiss “ato de proporcionar morte sem sofrimento a um doente atingido por afecção incurável que produz dores intoleráveis”
A eutanásia suscita polêmica porque perpassa os debates da bioética, e também a moral de cada um. Não há consenso a respeito da validade da prática nemmesmo entre os médicos, porque não há acordo a respeito do que sentem e pensam doentes em coma ou em estado vegetativo. Entretanto dono da vida, o ser humano deve ser também, dentro de determinadas circunstâncias e segundo certos limites, o dono da sua própria morte. Não há nenhuma censura (reprovação) ética ou jurídica na chamada "morte digna", que é a morte desejada por quem já não tem maispossibilidade de vida e que, em estado terminal, está sofrendo muito. 
O presente trabalho visa discutir e ascender a questionamentos e respostas sobre o tema eutanásia, levando em consideração as questões éticas e o livre arbítrio de cada ser humano, devemos considerar também neste trabalho a questão da “morte assistida”, também conhecida como suicídio assistido, consiste na promoção de meios paraque o paciente terminal, por conta própria, ponha fim a sua vida.

Discussão

O termo "eutanásia", foi proposto por Francis Bacon em 1623 na sua obra Historia vitae et mortis. A origem etimológica vem do grego "eu" (bem, bom, belo) e "thanatos" (morte), sendo traduzida como a "boa morte". A idéia de eutanásia remota à antiguidade, de onde se encontram os primeiros registros da sua prática. Ramón Sampedro  um ex-marinheiro era um homem totalmente saudável, inteligente e viril, que fica tetraplégico ao sofrer um acidente e ser obrigado a viver, contra sua vontade, paralisado em uma cama, dependendo da ajuda de seus familiares para todas as suas necessidades básicas. Para ele aquela vida não era digna, então vinte e seis anos depois, ele consegue uma advogada disposta a ajudá-lo na lutaem legalizar a eutanásia e finalmente morrer com dignidade, a advogada Julia (Belén Rueda) portadora de doença degenerativa hereditária (Cadasil), caracterizada por acidentes vasculares freqüentes que conduzem à invalidez e demência, a advogada procura levar a discussão e legitimação do caso para o plano racional e legal ,o ajudou por todos os meios legais possíveis, porem a justiça foi imparciale não o autorizou a retirar sua vida. .
Ao mesmo tempo, Júlia é o canal entre o espectador e as poesias, viagens e toda a vida de Sampedro antes do acidente. Júlia ajuda Ramón a escrever um livro, publicado com o título Cartas del inferno, obra que deu origem ao filme Mar Adentro. Com ele partilha cigarros, troca beijos, afetos, impossibilidades, desejos, frustrações e a morte como finalidade,o amor impossível entre ambos cristaliza-se na vontade comum de que a morte ocorra no mesmo dia da publicação do livro, mas devido o seu problema se afasta de Ramon, perdendo totalmente a lucidez ao final do filme. Neste meio tempo Ramón também conhece uma moça chamada Rosa (Lola Dueñas) muito simpática que o viria a visitar sempre e tornar-se sua melhor amiga.
No filme também Ramón discute...
tracking img