Resenha sobre sexualidade do doente mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRITO, Patrícia e OLIVEIRA, Cleide. A sexualidade negada do doente mental: percepções da sexualidade do portador de doença mental por profissionais de saúde. Ciências & Cognição 2009;Vol 14 (1): 246-254


Artigo de Patrícia Francisca de Brito, graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza e Cleide Correia de Oliveira, Mestre em Desenvolvimento Regional pelaUniversidade Regional do Cariri e Professora Assistente da Universidade Regional do Cariri- Ceará, revela o olhar dos funcionários de uma instituição psiquiátrica da cidade de Crato- CE,mostrando a percepção dos mesmos frente à sexualidade dos pacientes com transtornos psíquicos.
Dados com base em entrevistas e observações dos funcionários frente às crises psíquicas dosinternos, mostram a visão errônea perante a sexualidade dos mesmos.
Assexuação dos pacientes; sexualidade vista apenas como dois indivíduos que trocam prazer e não também, uma buscaindividual de satisfação sexual; sedação dos pacientes perante atos sexuais como a masturbação e palavras obscenas, são apenas algumas das interpretações e ações perante a sexualidade dospacientes psiquiátricos.
Torna-se evidente a necessidade de um olhar atento quanto à sexualidade destes indivíduos, à fim de mudar o olhar perante às suas questões sexuais. O olhar errôneoé o que estigmatiza os portadores de sofrimento psíquico. Talvez a superproteção por parte da família e os dogmas sociais favoreçam a visão deturpada à cerca da sexualidade dos mesmos.Obra de grande valia não apenas para estudantes da área de saúde, como também para os diversos segmentos profissionais da área. Útil para a elucidação da questão da sexualidade perante adeficiência mental, tornando a visão mais ampla e desestigmatizando o assunto. As autoras foram felizes em sua obra, uma vez que o conteúdo à cerca do tema é escasso e pouco explorado.
tracking img