Resenha rubem alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Provocações de Rubem Alves


Provocações é um programa da TV Cultura, que vai ao ar as terças-feiras às 23 horas e é reprisado nas madrugadas de quarta para quinta-feira à 1h30min. Apresentaentrevistas realmente instigantes e provocativas, dá ênfase plena ao entrevistado, com intervenções de Antônio Abujamra. O programa, que estreou em 6 de agosto de 2000, tem duração média de 25minutos.
Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, 15 de setembro de 1932. Formou-se em Filosofia e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC/RS, Porto Alegre, em 1957. Diretorde teatro e ator brasileiro. É pai do também ator e músico André Abujamra. Comanda o Programa Provocações, da TV Cultura, que vai ao ar desde 6 de agosto de 2000.
O entrevistador (AntonioAbujamra) entrevista Rubem Alves – Educador, Filosofo, Teólogo, Psicanalista – Professor da UNICAMP. Eles conversam durante todo o programa sobre a “Educação Popular e seus gêneros, vida, felicidade emuita provocação”.
O entrevista está dividida em 4 partes, ambas com duração aproximada de 10 a 14 minutos. Com entrevista com a “voz do povo”, por assim dizer, a população. Que tem direito a também dasua opinião, sobre o tema da dia.
Abujamra começa seu programa, com Rubem Alves, descrevendo seu entrevistado, e para inicio de conversa, cita a seguinte frase de Alexandre Duma Filho: “Não épossível que sendo as criancinhas tão inteligentes os adultos sejam tão estúpidos”. Partida dessa introdução, o entrevistado diz que: “ As crianças fazer perguntas incríveis e com o passar do tempo elasnão sabem mais fazer essas perguntas. Cita diversos exemplos, como a pergunta de sua filha adotiva de oito anos, porque a sapatinho da cinderela não virou tamanco, já que toda a roupa, carruagem edemais objetos transformados haviam voltado ao normal.
Em sequência, o apresentador de Provocações, pergunta para o Educador o que o levou a ser um. Em resposta ele diz que gosta de trabalhar com a...
tracking img