Corantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO








COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

CPC 01

REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS
(Imperment Assets)







Fábio Nery Gonçalves
Henrique Rodrigues Gosuen
Michelle Yamanishi
Renata Teixeira Leandrini


Prof. Msc. Norberto Giuntini


São Paulo, 2009.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

CPC 01

REDUÇÃO AOVALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS (Imperment Assets)


Imperment Assets em português significa redução ao valor recuperável do ativo. Deve-se reconhecer a perda de um ativo, (valor recuperável), toda vez que isso acontecer.
Antes de discutirmos quaisquer procedimentos em torno deste Pronunciamento, precisamos deixar claro seu objetivo na contabilidade.

Sendo assim, podemos dizer que essePronunciamento tem por finalidade assegurar que os ativos de uma empresa estejam registrados pelo seu valor real, a fim de contabilizar seu registro ou por venda futura.

Este Pronunciamento vale, também, para ativos considerados reavaliados. Neste caso, podemos encontrar em um ativo, uma parcela não recuperável de seu valor.

Mas, o que seria o Valor recuperável? Valor de uso? Valor líquido de vendas?Despesas, desvalorização, depreciação?

Sendo de grande importância entender cada um desses termos, vamos, separadamente, descrever o significado de cada um deles e de outros que aparecerão no decorrer desde CPC 01:

Valor recuperável pode ser considerado a diferença entre o valor de um determinado ativo, em uso, e seu valor de venda. Então, entendemos que Valor de uso é o valor registrado nofluxo de caixa, que é gerado do uso de um ativo. Já o Valor de venda, é o valor obtido no ato da venda de um determinado bem – ou ativo -, desconsiderando as despesas sobre a venda deste ativo.

Neste caso, podemos dizer que as despesas de venda são as despesas geradas pela venda do bem, desconsiderando as despesas financeiras e dos impostos.

Agora fica mais simples entendermos o que seriamas despesas por desvalorização de um ativo. É a diferença entre o valor contábil de um ativo, quando excede o valor recuperável.

Dessa forma, o valor contábil de um ativo é seu valor registrado na contabilidade – balanço -, descontado toda a depreciação, amortização e exaustão do ativo. Essa depreciação, amortização e exaustão estão ligadas à vida útil do bem ou ativo. Seu valor é consideradocomo o custo do ativo, menos seu valor residual. Este valor residual é o valor obtido pela venda, menos as despesas sobre a venda, caso este ativo já estivesse quase no fim de sua vida útil para a empresa, ou seja, quando já está no final o período de tempo que a empresa esperava em utilizar este ativo, máquina, por exemplo.

O menor grupo identificável de ativos que gera as entradas de caixa, quesão em grande parte independentes das entradas de caixa de outros ativos ou de grupos de ativos é denominada de Unidade geradora de caixa.

Ativos corporativos são aqueles que contribuem para formação de caixas futuros.

Entende-se por mercado ativo, todo o mercado em que temos negociações entre compradores e vendedores interessados em adquirir algum ativo a qualquer tempo, ou seja, sempreteremos vendedores e compradores.

A cada fim de um exercício social, a empresa deverá avaliar seus ativos e registrar em seu balanço anual. Caso haja alguma desvalorização de um ativo, deverá se estimar o valor recuperável deste ativo identificado. Para estimar este valor é necessário considerar as seguintes indicações:



Externas: Declínio no valor de mercado
Mudançasadversas em tecnologia
Mudanças no ambiente econômico
Mudanças no mercado e legislação.
FONTES
Internas: Obsolescência
Planos de descontinuidade
Performance pior que a esperada.
Fechamento de uma linha de produção.


Fontes externas de informação – pode ocorrer uma redução do valor de mercado de um...
tracking img