Resenha resiliencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: RESILIÊNCIA
O Conceito de Resiliência ganhou proporções maiores no campo da Educação, Sociologia, Física, Psicologia, Medicina, e agora Administração. O termo provém do latim, - resílio – re – silie - que significa “saltar para trás” ou "voltar ao estado natural”.
Para a Física, Resiliência é conceituada como a “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvidaquando cessa a tensão causadora da deformação elástica”. 

Para o mundo corporativo, o ideal é utilizar a versão mais completa e proativa da palavra, que provém de sua etimologia (do latim ?Resilie’ ou ?Resalie’). ?Silie’ significa ?saltar’, ?impulsionar para’. Já o prefixo ?re’ quer dizer ?novamente’; é o ato renovar, de reunião, de reencontro. Nesse sentido, o ser resiliente é aquele que estásaltando continuamente, renovando e transformando-se continuamente. É um ser impulsionado por um propósito maior, proativo e que constrói realidades, totalmente diferente de um objeto, que é o efeito passivo de uma adversidade ou crise. (http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/entrevistas/eduardo-carmello-a-resiliencia-e-o-mundo-corporativo)

Fonte: Eduardo Carmello: a resiliência e o mundocorporativo | Portal Carreira & Sucesso 

Historicamente a noção de resiliência vem sendo primeiramente utilizada pela Física e Engenharia. Um de seus precursores foi o cientista inglês Thomas Young, que em 1807, buscando a relação entre tensão e compressão de barras metálicas, descreve a noção de módulo de elasticidade. Neste contexto, Resiliência foi utiizada para dar a noção de Flexiblidade,Elasticidade, ajuste às Tensões.

Você é Resiliente quando cresce nas mudanças, inova, se antecipa às situações e produz coerência estratégica para sua equipe e clientes. Sua influência como um ser resiliente precisa ter mais impacto proativo e orientado para o futuro.

Para a psicologia, o conceito é utilizado para definir um conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitamindivíduos a manifestarem o máximo de inteligência, saúde e competência em ambientes de complexidade, instabilidade e pressão. O psicólogo Martin Seligman relatou diversas estudos e experiências que buscam compreender quais elementos implicam no fortalecimento e na construção de competências em indivíduos psicológicamente sadios. 

Resiliência na Administração

Pelo que sabemos, o conceito deResiliência é utilizada no campo da Administração, desde 1974, quando o consultor organizacional Daryl Conner forma a ODR INc, uma companhia de pesquisa e desenvolvimento que examina a dinâmica da Resiliência Humana em cenários organizacionais, principalmente em processos de Gestão de Mudanças.
Daryl R. Conner disse”
“Precisamos de executivos e supervisores resilientes que saibam como gerenciar amudança de uma maneira conscientemente competente.
Eles devem implementar mudanças com êxito para si e para outros, aplicar consistentemente os mecanismos que usam e ser capazes de se referir a estes métodos como uma disciplina estruturada, para que os outros possam aprender e aplicar as mesma estratégias”

O respeitável consultor brasileiro Clemente Nóbrega afirma que todo organismo que duratem a mesma competência central: sabe modificar práticas e comportamentos ao longo do tempo. “Sucesso duradouro tem a ver com comportamentos transmitidos e preservados ao longo do tempo: critérios para tomar decisões, atitudes abertas em relação ao erro, à experimentação e ao risco, capacidade de forjar um senso de comunidade entre os colaboradores. Comportamentos que, diante da mudança na paisagemlá fora, garantem a vitalidade depois dos fundadores.”

A Caterpillar, no início dos anos 80, utilizou-se do processo de Resiliência para, em poucos anos, passar de uma condição de quase falência para um quadro de lucro. Para o presidente da empresa James Owens “foi uma revolução que deu origem a um renascimento, uma transformação espetacular de uma empresa quase apática em uma organização...
tracking img