Resenha - raciocinio criativo na publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PAIXÃO POR TRANSPIRAÇÃO
Resenha do livro “Raciocínio Criativo na Publicidade” para a matéria
de Criação Publicitária ministrada na Universidade Positivo pelo
professor Sérgio Menezes

CuritibaAbril/2012

Paixão por transpiração
Em “Raciocínio Criativo na Publicidade” temos um modo diferente de enxergar o trabalho de um criativo dentro de uma agência publicitária. Stalimir Vieira,renomado redator e diretor de criação, traz um pouco da experiência de mais de 30 anos no mercado para este livro que, ao contrário da maioria das obras focadas no assunto, não tenta passar uma receitapara o processo criativo.
Entretanto, há direcionamentos para chegarmos a um bom resultado. O “pensar ao contrário” é muito citado. Segundo Stalimir devemos pensar primeiramente em como normalmenteseria resolvido um problema como o do brief que estiver em mão, para a partir daí termos alguma ideia que seja diferente das demais.
No papel isto pode parecer fácil, porém para se obter resultadossatisfatórios como criativos devemos ser apaixonados no atacado e no varejo. Ele explica: No atacado, pelo fato de o publicitário estar sempre em constante atualização com o meio que vive, sempre buscandoinformação que o faça refletir. E no varejo quando, por força de algum job, por exemplo, seja necessário que ele entenda tudo – ou o máximo possível - sobre o assunto.
Aos poucos começamos a perceberque a publicidade é muito mais que apenas inspiração. Newton César (Direção de Arte em Propaganda, pág. 30) também fala sobre isto:
Trabalhar em propaganda é como trabalhar num hospital: vocêprecisa fazer plantão. E se o cliente está com algum problema grave, precisa encontrar um remédio da noite para o dia. Os 10% de inspiração que você teria direito por trabalhar na criação são esmagadospelos 100% de transpiração.

Entretanto, livro sobre criação publicitária são apenas uma base. Não devemos nos obstinar neles, porque na hora de realizar aquele job difícil nenhum terá a resposta....
tracking img