Resenha problemas causados por gutemberg - peter burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BURKE, Peter. “Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna”. In Estudos Avançados, Print version ISSN 0103-4014. Estud. av. vol.16 no.44 São Paulo Jan./Apr. 2002



Peter Burke se propõe, ao apresentar o tema do nascimento da imprensa por Gutemberg e as consequências geradas por este acontecimento, uma abordagem diferenciada da que geralmentese faz. Ao nascimento da imprensa e ao seu desenvolvimento ao longo da história se faz, em geral, uma análise positiva. Uma celebração que comemora os seus efeitos maravilhosos e revolucionários. Burke, numa sobriedade que lhe é própria, lança um olhar crítico sobre o nascimento da imprensa e seu desenvolvimento: “minha abordagem será menos triunfalista”. Ele enxerga a imprensa não só como causade solução de problemas da humanidade (...), mas geradora de outros problemas, que solucionados pela mesma imprensa ‘transmutam-se’ em novos problemas que precisam ser solucionados. Toda essa cadeia de soluções e problemas tem um condutor principal: a “explosão da informação”, que é um dos efeitos mais maravilhosos e devastadores da invenção da imprensa.

Burke vai elencando os problemasgerados pelo advento da imprensa com extrema erudição de pesquisador sério e honesto. Seu texto é claro, mas profundo. Burke logo vai introduzindo os olhares negativos que se vão erguendo sobre efeitos do advento da imprensa ao longo do tempo. Alguns grupos sociais levantaram críticas ao novo instrumento porque este ia, pouco a pouco, minando o espaço de onde tiravam seu sustento. Os eclesiásticostambém viram seu poder ameaçado e reagiram quando os leigos começaram a ter nas mãos os textos sagrados. E com o crescimento da alfabetização, a leitura começa a se desviar do campo especificamente religioso.

Também no campo político houve problemas. A imprensa criticava os governos autoritários. A discussão política tomou as ruas.

Já para os estudiosos o problema passou a ser o que Burkechama de “explosão da informação”. O crescimento da imprensa, nas suas mais variadas e multiformes manifestações gerou um tão grande número de informações, livros, enciclopédias, bibliotecas, compilações que os leitores e intelectuais diziam se sentir afogados em um oceano de informações. E gerou uma ramificação tão vasta de profissões, cargos, formas de organização e tentativas de gerenciamento dainformação, formas e seleções de leitura que se criou um espaço onde se estudava e refletia sobre o que Burke nomeia “a informação da informação”. Começou-se a duvidar se o ideal “pansófico” do início da imprensa não estava sendo abandonado em nome de um culto à informação.

Burke vai caminhando pela história, acompanhando o desenvolvimento da imprensa e seus desdobramentos. A multiplicação doslivros, a necessidade das bibliotecas (e de bibliotecários), a necessidade de financiamento, a facilidade do acesso à informação, o surgimento de catálogos até chegar ao desenvolvimento de bibliotecas gerais e bibliotecas específicas.

As bibliografias e as resenhas surgem para suprir o problema do discernimento entre os bons e os maus livros. Com o desenvolvimento da imprensa surge também acomercialização do conhecimento e a informação entra na sociedade de consumo, o que gera grandes mudanças nas formas de escrita, de leitura e de organização da informação. Surgem novas formas de leitura (intensiva, extensiva) e os tipos diferentes de leitura influenciam no formato e na apresentação dos livros. Surge a divisão dos textos em capítulos, sumários, índices, notas.

O modo de escrevertambém foi transformado. Surgem as notas de rodapé como forma de facilitar uma “volta às fontes” que era um ideal dos humanistas e dos reformadores.

Tudo isso Burke vai transmitindo ao leitor de forma bastante interessante e atraente, sem deixar de ser erudito e demonstrar com clareza a intenção profunda de sua pesquisa.

As reflexões de Burke, plenas de atualidade, nos levam-nos a nos...
tracking img