Resenha - perspectivas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto é uma resenha de duas apostilas:
1- Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação e pedagogia
2-A filosofia Dialogando com a Educação

Filosofia e Educação: perspectivaseducacionais

A primeira apostila enfatiza os conceitos básicos da filosofia e da filosofia da educação. Mostra o modo correto de relacionar filosofia e filosofia da educação. Reforça a idéia que afilosofia é complexa, pois fala sobre o banal e leva à desbanalização do banal. O filósofo é o intelectual que diante de algo que era banal, não só o desbanaliza, mas fixa sua atenção para encontrarproblemas, e claro, resolvê-los, procurando dar explicações para o mundo, em todos os seus aspectos, por meio de causas e razões.
Pedagogia é a teoria que gera as regras da educação. Os instrumentos eprocedimentos mais técnicos para que a pedagogia se efetive e a educação se realize formam a didática.
A filosofia da educação pode ser fundacionista ou justificacionista . Em ambos os casos, afilosofia da educação diz qual razão pela qual uma determinada pedagogia é a melhor, e por que esta- e não outra- deve dirigir a educação. A filosofia da educação não é pedagogia ou didática ou ciênciasda educação.

A segunda apostila aborda a relação da educação com a filosofia.
Educação é uma atividade que existe ( e sempre existiu) em todas as sociedades. Os primeiros filósofossurgiram quando as pessoas desenvolveram a capacidade de refletir sobre o que viam e faltava uma versão oficial padronizada da mitologia oficial.
A mitologia, através da educação, criou e consolidouuma determinada maneira de entender o mundo. A intensificação do comércio pressionava os comerciantes ( e os consumidores,e em geral) no sentido de conhecerem melhor a natureza. As formas e hábitos devida foram mudando e surgiram novos sábios.
No mundo grego dos primeiros filósofos, a questão abstrata mais discutida era da unidade do mundo físico, natural ( a physis). Naquele tempo, os...
tracking img