RESENHA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SUDESTE GOIANO

4354 palavras 18 páginas
RESENHA: TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO SUDESTE GOIANO

Obs. O trabalho original é do Professor CLAUDINEI VIEIRA DOS REIS

1. INTRODUÇÃO
A Dissertação analisada apresenta como objetivo central compreender como a tecnologia assistiva tem sido empregada pelas professoras de atendimento educacional especializado do sudeste goiano e como estas ferramentas têm contribuído na escolarização dos alunos, público alvo da Educação Especial, atendidos nas salas de recursos multifuncionais daquela localidade. Para isso, faz-se necessário contextualizar alguns aspectos sobre o tema abordado nesta investigação.
Na atualidade, constata-se um rápido avanço nas ciências e nas tecnologias, cuja influência, como processo sociológico, se viu refletido no campo educacional, fundamentalmente na introdução de novos recursos e de meios didáticos que apoiam o processo de ensino e aprendizagem e os conteúdos curriculares. Na educação especial, essas tecnologias trouxeram diversas aplicações para o atendimento dos alunos que se encontram neste contexto. Não há dúvidas sobre os benefícios que esses avanços proporcionam à educação, embora se considere necessário situá-los em uma perspectiva global, avaliando, principalmente, a realidade em que estão inseridos e sua utilização.
É fato que a tecnologia assistiva vem dar suporte para efetivar o novo paradigma da educação inclusiva, a qual tem estremecido os preconceitos que as práticas e os discursos anteriores forjaram sobre as pessoas que apresentam alguma deficiência. Entretanto, o emprego das tecnologias, por mais promissor que possa ser, está invariavelmente sujeito as restrições de ordem cultural, econômica e social da realidade do aluno.
Ainda, segundo seus objetivos e finalidades, as TAs não compreendem exclusivamente tecnologia de ponta, mas também todos os recursos, ferramentas e práticas educacionais ou materiais didáticos devidamente elaborados para

Relacionados