Resenha paper aguia e a galinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenhado por: Jomariaze Viana


BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 48. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
O livro, a Águia e a Galinha divide-se em setecapítulos, em que conta a história de uma águia que foi criada durante muito tempo como galinha. A história é uma metáfora da condição humana. O autor divide o livro falando de duas dimensões da existência dohomem. A primeira em que a galinha simboliza o dia-a-dia, o circulo da vida privada, os hábitos familiares e culturais. A segunda dimensão é a águia, que simboliza o rompimento dos limites,realização de seus sonhos, a capacidade de criar e recriar as coisas, enfrenar novos desafios, a sua relação com o universo e com Deus. O autor também transcorre pelas dimensões dos conhecimentos destacando asáreas: da história, da psicologia, da ecologia, da espiritualidade, da antropologia, da filosofia, da mística.
Cada ser humano pode escolher dois caminhos: a capacidade de despertar em se a águia ou apermanência para sempre na condição de galinha. Por isso, esta história nos chama a aderir ao processo de personalização pelo qual todo homem passa, pois, não recebemos a existência pronta e acabada.Devemos, portanto, construí-la e reconstruí-la continuamente, recomeçá-la sempre.
O ser humano é um eterno aprendiz. A busca pelo conhecimento é um desafio que simboliza buscar novos horizontes, querepresenta a caminhada do acadêmico desde sua entrada na faculdade a sua formatura, a vitória conquistada no decorrer dos anos. Uma aventura rumo ao competitivo mercado de trabalho, hoje, tãoexigente e desafiador. Nossos colegas, nossos concorrentes, uma guerra, em que vencerá as batalhas do dia-a-dia aquele que buscou as melhores estratégias, ampliou sua rede contatos, buscou se aperfeiçoar enão ficou a ver navios.
É preciso, portanto, resgatar nosso ser de águias. Elas não desprezam a terra, uma vez que, nela encontram seu alimento. Ao mesmo tempo, não são feitas para caminhar na...
tracking img