787878989789

16772 palavras 68 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO- UnC – Concórdia
PLANO DE ENSINO

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Nádia Lúcia Nardi – nadia.nardi@unc.br/nadi.nardi@sc.senai.br
Carga Horária: 72 h/a

Ementário: Leitura, interpretação e produção de textos. O texto dissertativo. O texto dissertativo de caráter científico. O texto informativo técnico. Coesão e coerência textual. Técnicas para composição de resumos. Correspondência e redação técnica. Normas gramaticais mais usuais (aplicáveis ao texto).

Conteúdos: Novas normas ortográficas; Leitura, interpretação e produção de textos; O texto dissertativo. O texto dissertativo de caráter científico; O texto informativo técnico; Coesão e coerência textual; Técnicas para composição de resumos e resenha; Questões de interpretação da prova do ENADE. Leitura do livro: Hora da Estrela de Clarice Lispector.

Objetivo Geral: Dar suporte aos acadêmicos na produção e leitura de textos acadêmicos de diferentes gêneros, incluindo a interpretação de textos e reforço de gramática.

Objetivos Específicos: conhecer e aplicar as novas normas ortográficas; conhecer elementos textuais necessários para a leitura e interpretação textual; compreender a organização inter/intrassubjetiva dos gêneros textuais; instigar o acadêmico a participar das principais discussões da sociedade e se posicionar de maneira crítica e fundamentada utilizando-se de técnicas argumentativas; compreender a importância de dominar os elementos de coesão e coerência, na linguagem verbal; enfatizar o texto dissertativo, resenha crítica nas produções textuais para melhor desenvolver o raciocínio crítico e lógico; treinar técnicas de resumo para facilitar e agilizar a compreensão das leituras; interpretar questões do ENADE para compreender as habilidades que os acadêmicos deverão desenvolver ao longo do curso.

Metodologia:
O ensino privilegiará estratégias que envolvam o aluno e o comprometam diretamente com seu processo de aprendizagem, reconhecendo-o como

Relacionados