Resenha neogotico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O neogótico
o neogótico se afigurava não apenas como um estilo genuinamente da arte medieval, mas também da manifestação de valores nobre e genuínos. O neogótica constituía uma proposta para a sociedade. no século XIX inglês tentaram refazer o estilo neogótico, algo que foi considerado um equivoco pois não se recria uma arte. Os principais defensores do neogótico na Inglaterra foram, AugustusWelby e John Ruskin. A partir do século XIX o neogótico transformou- se numa cruzada moral pela igreja e representado pela arte e arquitetura medieval. Ainda no século XIX a burguesia patrocinou a busca pelo o esplendor medieval- feudal em uma época de agitação social intensa. Em Paris a grande influencia foi a escola de belas artes. A primeira vez o termo gótico foi usado para descrever algopitoresco, como produto de bárbaros (godos) sem nenhum conteúdo em arte. Depois foi compreendido como um estilo contemporâneo uma respostas as lacunas da época. A arte gótica era como uma maneira de voltar ao passado, onde as formas da natureza prevaleciam, sua forma tentam buscar a representação de uma caverna cercada por folhas e galhos de arvores, assim como os jardins ingleses que tinham suasformas naturalmente distribuídas. Esse estilo cresceu muito na Inglaterra dando origem a diversas igrejas, escolas, halls, bibliotecas e mansões, os edifícios antigos foram restaurados. O revival gótico (gothic revival)era uma forma de se desligar da sociedade industrial. Surge uma discursão sobre o termo adequado para o gótico: revival, que revive o estilo, que busca voltar a esse estilo gótico emnovas construções e am antigas restaurando-as, e outro nome sugerido por Kenneth Clark o survival, que afirma que os novos edifios na verdade eram a continuidade de uma arte que nunca deixou de existir.
Hitchcock achava que o neogótico cheio de pobreza estética e artística e sem princípios, para ele era um movimento sem criatividade e que não demostrava nem mesmo diversão ou admiração. Ele defendiao movimento moderno que sendo padronizado acabaria com muitos problemas mundiais.
Esse livro opta pela utilização do termo revival ao se tratar do neogótico do século XIX, trata-se da fantasia de alguns arquitetos ao recriarem formas naturais e retomar ao passado. O neogóticos em batalha com o estilo clássico pode ser compreendido como a reinterpretação de forças que ligadas ao romantismo naliteratura abriu campo para a arquitetura.
O medievalismo inglês no século XIX: religião, arte, literatura e ciência histórica
O conceito de medievalismo permite a ampliação do movimento gótico numa época em que o medievalismo constituiu um dos movimentos mais marcantes na volta ao passado estético e politico em meio a um presente caótico.
Buscava a retomada ao passado onde o homem estava maispróximo da natureza e nada vivia em torno da indústria, tudo era produzido por agricultores e artesãos; estava também ligada a religião onde buscavam uma igreja orgânica e livre do estado, em exposições foram feitos quadros realistas, no qual retratava a sagrada família como pessoas comuns, o que aos olhos de críticos como Dikens era uma atrocidade tratar algo que devia ser retratado divinamente, comoalgo comum e simples. Esses quadros eram feitos por jovens artistas e Ruskin escreveu duas cartas em suas defesas e depois um livro. Esses jovens eram conhecidos como pré- rafaelitas e tinham uma forma diferente de representar pinturas, sugeriam que deixassem de lado o pincel e passassem também a escrever poesias.
Os pré rafaelitas não utilizavam na pintura uma figura central como a imposta porRafael, representavam em seus quadros a época medieval com reis castelos, gostavam muito de representar o religioso sem toda santidade mas de forma realista como deveria ser, e representavam em quadros poesias e peças de Shakespeare. O neogótico para eles era uma forma de representação em pinturas, além do mais aviam literaturas que retratavam a época neogótica com príncipes, princesas, e...
tracking img