Resenha - nascer, viver e morrer na grécia antiga de maria beatriz borba florenzano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “Nascer, viver e morrer na Grécia antiga” da autora Maria Beatriz Borba Florenzano descreve a vida social e a cultura grega no período Helenístico (de 500 a.C. a 200 a.C.), através dos ritosde passagem que cidadão grego tinha que se submeter, driblando assim a grande dificuldade que diversos autores têm para descrever a sociedade grega, já que grande parte dos relatos a respeito da vidasocial na Grécia antiga é de conteúdo belicista.
A autora Maria Beatriz Florenzano, é atualmente professora titular de Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de SãoPaulo. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia clássica, numismática antiga, iconografia monetária antiga, amoeda como instrumento de troca e de valor na antiguidade, organização do espaço e sociedade na Grécia antiga. Atualmente é coordenadora geral do LABECA/MAE, Laboratório de estudos da cidade antiga,sediado no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Vice-Diretora do mesmo Museu. Ela é graduada em História (1973), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia Social) (1978) e doutorado em CiênciasSociais (Antropologia Social) 1986), todos os cursos pela Universidade de São Paulo.
O livro inicia com o capítulo que fala a respeito do calendário grego e as festas realizadas por eles ao decorrerdo ano. A autora foca-se na importância das festas públicas realizadas na Grécia. As festas na Grécia antiga foram usadas para denominar os meses do calendário grego, e eram deveras importantes navida social grega, já que comumente, nessas festas era comum que os momentos importantes do individuo fossem registrados no transcorrer de festas públicas. Cada festa tinha um mês específico paraocorrer, e elas acompanham o indivíduo desde o nascimento até a morte, e é isso que os outros capítulos vão nos mostrar: As festas e os ritos realizados para cada momento da vida do cidadão grego.
No...
tracking img