Resenha metzger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Aline Natasha Pereira 8° termo Diurno
Prof. Ms. Rosemberg Ferracini
Teoria da Paisagem
Resenha: O que é ecologia de paisagens
Autor: Jean Paul Metzger

Apresentação

Metzger inicia seu texto expondo que pretende abordar de forma integradora as duas linhas de compreensão da ecologia da paisagem, uma originária da Europa em meados do século passado e outra maisrecente surgida a partir do workshop norte-americano em Illinois, além de apresentar as novas perspectivas que a ecologia da paisagem traz para a ecologia.

A duas principais abordagens de paisagem
Visões de paisagem
Nesse item do texto o autor faz um resgate histórico do uso da terminologia paisagem, desde o uso no “Livro de Salmos”, passando pelo termo utilizado pelo dicionário e a primeiravez no universo cientifico, com Von Humboldt entendida como “característica total de uma região do globo terrestre”.
De tal forma que a paisagem em cada contexto utilizado terá uma interpretação própria, embora vinculação do homem com o ambiente, e do espaço vivenciado esteja presente na maioria dessas definições.
Dentro desse resgate histórico Metzger também menciona o primeiro uso da ecologia dapaisagem pelo biogeógrafo Carl Troll e a utilização do termo ecossistema por Tansley.
Nesse ponto texto o Metzger faz a diferenciação do estudo pela visão ecossistema do estudo realizado através da paisagem, de acordo com o autor enquanto o estudo da paisagem tem como preocupação a espacialidade e a sua heterogeneidade englobando tanto o natural quanto o cultural, o estudo através doecossistema, tem como foco a interdependência de seus componentes, existência de um ciclo da matéria e de mecanismo de auto-regulamentação, buscando compreender a reação das comunidades com o meio abiótico.
As abordagens “geográficas” e “ecológicas”
Carl Troll e pesquisadores, especialmente geógrafos, da Europa Oriental foram quem deram o primeiro impulso ao surgimento da ecologia da paisagem essa“abordagem geográfica” era bastante influenciada pela geografia humana, sendo menos centrada nos estudo bio-ecológicos, e tinha como principal preocupação o planejamento da ocupação territorial, o uso econômico de cada “unidade da paisagem”, e os estudos das “paisagens culturais”, integrando a visão social, geofísicas e biológicas com o objetivo de uma compreensão global da paisagem e o ordenamentoterritorial.
A segunda abordagem da paisagem surgida na década de 1980 foi bastante influenciada pelos biogeógrafos e ecólogos americanos com maior ênfase nas paisagens naturais e unidades naturais da paisagem, as imagens de satélites e uso da geo-estatistica através do uso de computador beneficiaram esses estudos. Nessa segunda abordagem a principal abordagem é o estudo dos efeitos da estruturaespacial da paisagem sobre os processos ecológicos.
As ecologias da paisagem
Metzger começa esse ponto referindo-se as múltiplas definições utilizadas pelos autores e abordagem, após expor essas definições Metzer salienta a nítida divisão do foco principal da paisagem, sendo que de um lado há visão que a paisagem é vista como fruto da interação do homem com a natureza, ou seja, uma ecologia humana daspaisagens, do outro lado há o foco na preocupação na compreensão das conseqüências do padrão espacial pela qual a heterogeneidade se expressa nos processos ecológicos, ou seja, uma ecologia espacial de paisagens.
Uma noção integradora de paisagem
A paisagem
No inicio desse item Metzger sugere um conceito mais abrangente de paisagem “um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendoesta heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinada escala de observação”p.4
Em seguida ao autor descreve o que seria essa definição em cada uma das duas visões a geográfica e a ecológica. A perspectiva geográfica lida com a visão do homem e das suas necessidades, sendo primordial a compreensão das escalas de ação humana, E o conjunto interativo...
tracking img