Batismo no espirito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: O Batismo no Espírito Santo é uma experiência definida
A expressão (B.E.S) possui dois sentidos e distingue de maneira precisa dois momentos da vida do fiel.
O primeiro propriamente dito é o teológico: Neste sentido todo Cristão é batizado no Espírito pelo fato de ter recebido os sacramentos da iniciação Cristã.
O Segundo é o sentido experiencial e se refere à presença ao momento quea presença do Espírito Santo rebebida pela oração de fé, se torna uma experiência viva em nós, ou seja, se torna sensível a consciência pessoal. Quando na RCC se fala de batismo no Espírito Santo nós falamos da experiência definida, sentido experiência.
No inicio do Cristianismo não havia diferença entre iniciação e (b.e.s). Existia uma grande expectativa carismática imediatamente após aministração do sacramento de iniciação, entre outros sinais sensíveis e visíveis, as línguas e as profecias ocupavam lugar privilegiado e eram bastante comuns na igreja primitiva.
Os primeiros Cristãos viam a questão do batismo de duas maneiras:
A primeira chamada batismo de Jesus, se referindo o batismo de Jesus no Jordão, quando foi ungido pelo Espírito Santo para realizar a salvação e preenchidocom o poder carismático (lc 4.18)
A segunda o batismo de morte e ressurreição, aonde nas águas do Jordão identificamos coma morte de Cristo, no batizo somos submergidos na água, sepultando o pecado, e resurgindo para vida nova em Cristo (2 cor 5.17)
Outra diferença, no batismo sacramental é necessário um ministro, no (b.e.s) vivencial acontece por uma oração de fé,aonde ummembro ou uma comunidade eleva suas orações ao Cristo glorificado,para que ele derrame sua graça em seus corações.
Na RCC quando se fala em (B.E.S) nós falamos de uma experiência vivencial e não de uma sacramento,quando somos batizados esperam os com expectativa os carismas e os frutos do (E.S)
O que é ser batizado no Espírito Santo (Atos 1.4-5)
A maneira mais clara é dizer que sobre o batismono Espírito Santo, e falar que o (E.S) vem na pessoa de maneira que ela sabe. O impacto dessa experiência nos leva a um novo contato com Deus.
Deus esta em todas as pessoas, pelo seu poder, pela sua presença, e por sua essencial, (atos 17.28),pois nele,vivemos,movemos, e existimos. Mas não são todos que percebem sua presença, nem todos podem alcança-lo, nomeando-o e amando-o,somente as criaturas espirituais pela graça de Deus, podem atingi-lo. Somente pela graça de Deus podemos conhecê-lo.

1.(E.S) nos leva ao conhecimento de Deus,e muda nosso relacionamento com ele.
O (E.S) nos levar a tocar a Deus, ter um conhecimento intimo e profundo do seu Amor, nos levando a um novo relacionamento, com aquele que até então eradesconhecido.
A beata helena guerra se referindo a vindo do Espírito em pentecostes disse que “A vinda do Espírito Santo no Cenáculo foi como o beijo da reconciliação dado por Deus à humanidade redimida no sangue de Jesus”
O (B.E.S) muda o relacionamento com Deus e com os homens, porque em sua essência essa experiência nos leva a conversão. Há uma inversão de valores, Deus passa a ser o centro, umavez que o homem percebe sua presença, por isso são Paulo vai dizer ninguém será capaz de dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser sobre a influência do Espírito Santo. (ICOR 12.3)

O (E.S) vai iluminando nosso entendimento, inflamando seu coração, vai nos conscientizando que somos verdadeiramente filhos de Deus,nos transformando até nos levar a perfeição,que acontecerá somente na gloria. Assim amissão do (E.S) é permanente, continua sempre.
2.O batismo no Espírito Santo é uma experiência de revelação: (Lucas 5.8)
Pedro após o milagre da pesca cai de joelhos e diz afasta de mim que sou pecador.
Pedro após o milagre recebe por efusão do Espírito revelação, o Espírito Santo revela quem Jesus, é Deus, 3 vezes santo, todo poderoso, rei da gloria, que não pode fazer comunhão com o...
tracking img