Resenha - metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÂO

RODOLFO NUNES

resenha:
tipos de conhecimentos

Palmas
2013

Rodolfo nunes

resenha:
tipos de conhecimentos

Trabalho apresentado como requisito parcial à Metodologia Cientifica, Curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins – UFT

Prof. Flavio Augustus da Mota Pacheco

Palmas
2013

Título da resenha: Tipos de Conhecimentos
Subtítulo:Conhecimento Empírico, Científico, Filosófico e Teólogo
Livro: Metodologia Científica 6ª Edição (Amado L. Cervo, Pedro A. Bervian e Roberto Da Silva) – Pearson Prentice Hall, 2007.

INTRODUÇÃO
A resenha apresenta os pontos essenciais dos níveis de conhecimentos: Empírico, Científico, Filosófico e Teólogo e sua definições. Diante dessas considerações é apropriada a concepção pratica e instrumental, quepermita ao leitor não apenas a leitura e a consulta periódica, mas também a inserção na comunidade cientifica.

O Conhecimento e Seus Níveis
O homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência, quando investiga cientificamente. Ora, não é possível fazer um trabalho cientifico sem conhecer osinstrumentos. E estes se constituem de uma serie de leis naturais, teorias e conceitos que devem ser claramente distinguidos, de conhecimentos a respeito das atividades cognoscitivas que nem sempre entram na constituição da ciência e de processos metodológicos que deve ser seguidos a fim de se obter resultados de cunho cientifico.
Nossas possibilidades de conhecimento são muito e até,tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande certeza. A maior parte de nosso conhecimento é provável. Existem certezas absolutas, incondicionais, mas estas são raras (BOCHENSKY, 1961, p. 42).
O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. No processo de conhecimento, o sujeitocognoscente se apropria, de certo modo, do objeto conhecido.
Com relação ao homem, por exemplo, pode-se considerá-lo em seu aspecto externo e aparente e dizer uma serie de coisas ditadas pelo bom senso ou ensinadas pela experiência cotidiana. Pode-se estuda-lo com um proposito mais cientifico e objetivo, investigando experimentalmente, por exemplo, as relações existentes entre certos órgãos e suasfunções. Pode-se também questioná-lo quanto á sua origem, sua realidade e seu destino e, ainda, investigar o que dele foi dito por Deus por meio dos profetas e de seu enviado, Jesus Cristo.

O Conhecimento Empírico
O conhecimento empírico, erroneamente chamado vulgar ou de senso comum, é aquele que é adquirido pela própria pessoa na sua relação com o meio ambiente ou meio social, obtido por meio deinteração continua na forma de ensaios e tentativas que resultam em erros e em acertos. Do ponto de vista da utilização de métodos e técnicas cientificas, esse tipo de conhecimento — mesmo quando consolidado com convicção, comi cultura ou como tradição — é ametódico e assistemático.
Cada qual serve da experiência do outro ora ensinando ora aprendendo, em um intenso processo de interação humana esocial. Pela vivencia coletiva, os conhecimentos são transmitidos de uma pessoa a outra de uma geração a outra.
Pelo conhecimento empírico, a pessoa percebe entes, objetos, fatos e fenômenos e sua ordem aparente, tem explicações concernentes à razão de ser das coisas e das pessoas. Esse conhecimento é constituído por meio de investigações pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida; ésorvido do saber dos outros e das tradições da coletividade ou, ainda, tirado da doutrina de uma religião positiva.

O Conhecimento Científico
O conhecimento científico vai além do empírico, procurando compreender, além do ente, do objeto, do fato e do fenômeno, sua estrutura, sua organização e funcionamento, sua composição, suas causas e leis.
Para Aristóteles, o conhecimento só se dá de...
tracking img