Petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Licenciatura em Ciências Biológicas.

“ PETRÓLEO,CONSEQÜÊNCIAS DE UM DERRAMAMENTO.” LISANNI SILVA.

Monografia apresentada à Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Brasília como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas. Orientador: Profª Elizabeth Costa.

Brasília –2001.

1

DEDICATÓRIA E AGRADECIMENTOS. Dedico este trabalho a todas as pessoas que refletem bastante, antes de jogarem lixo através da janela do carro. E a todo aquele que se preocupa com o bem estar do planeta Terra e faz de tudo para preservá-lo. Agradeço a Deus pelo dom da vida. A minha mãe, Avani, por ser a melhor mãe do mundo; A minha orientadora, Elizabeth, pelo seu empenho e dedicação;e aos meus amigos e colegas conquistados durante o decorrer de minha vida.

2

RESUMO. O presente trabalho, aborda conceitos sobre o petróleo e os problemas causados pelo contato desse hidrocarboneto com mares, praias, fauna e flora de regiões que sofreram derramamento. Descreve os principais processos e métodos para efetuar a limpeza das praias e dos animais contaminados. Cita alguns dosprincipais acidentes ocorridos com petroleiros e oleodutos nos últimos dez anos.

3

ÍNDICE:

1. Introdução ........................................................................................................ 05 2. O petróleo como poluente ............................................................................... 07 3. Os efeitos ambientais de um derramammento depetróleo............................... 08 4. Como é feito a limpeza depois do derramamento........................................... 09 5. Por quê não o detergente?............................................................................... 11 6. Alguns acidentes............................................................................................... 12 7. Conclusão......................................................................................................... 15 8. Tabelas .............................................................................................................. 16 9. Referências bibliográficas .............................................................................. 19

4

1.Introdução. Registros históricos revelam que o primeiro contato do homem com opetróleo remonta ao ano de 4000 aC..Os povos do Egito antigo, da Mesopotâmia e da Pérsia utilizavam o combustível na pavimentação de estradas, na calafetagem das grandes construções da época, no aquecimento e na iluminação de suas casas(Neiva,1993). Ele era conhecido por diversos nomes: betume, asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, nafta, óleo de São Quirino, óleo de rocha, bréia, bálsamo da terra,óleo da terra, óleo mineral,malta, pissasfalto, dentre outros(Pinto,1980). A palavra petróleo vem do grego petra (pedra) e oleum (óleo). Geologos definem o petróleo como uma substância oleosa inflamável formada por compostos orgânicos resultantes da decomposição- durante milhões de anos- de restos de animais e vegetais. Estes compostos são constituídos por moléculas de hidrogênio e carbono. Daíporque as diversas formas em que o petróleo se encontra são chamadas de hidrocarbonetos. A origem desse hidrocarboneto ainda provoca diversas discussões, e seu estudo é dificultado pela falta de evidências diretas e de esclarecimentos precisos. São desconhecidos também os produtos intermediários entre a suposta matéria-prima e os hidrocarbonetos constituintes de grande parte dos compostos existentes nopetróleo. Então, pode-se dizer que o petróleo é extraido do interior da terra e é constituido quase que totalmente por hidrocarbonetos, e é largamente empregado na indústria. É um líquido negro, viscoso e muito inflamável(Fonseca,1990). O transporte é feito principalmente por oleodutos e petroleiros. O petroleiro é um navio especialmente construído para o transporte, a granel, de petróleo e...
tracking img