Resenha fundamentos metodologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro Fundamentos da Metodologia Científica

Fundamentos de Metodologia Científica
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª edição. São Paulo, 2010. Atlas.

            O livro Fundamentos de Metodologia Científica enfatiza, no primeiro capítulo, sobre a ciência e o conhecimento cientifico. No segundo os métodos científicos. Aseguir veremos simplificadamente o que vem a ser cada um deles, dando-lhes seus conceitos, classificação e método.
            Para se falar de conhecimento cientifico devemos diferenciá-lo dos outros conhecimentos. O conhecimento popular passado de geração em geração, sem formalidade com base em experiências pessoais, “portanto empírico” e desprovido de um conhecimento mais a fundo, mais sistemático,enquanto que o conhecimento cientifico é “transmitido por intermédio de treinamento apropriado” sendo um conhecimento formal, obtido por métodos científicos. Visa busca a forma como as coisas funcionam de modo sistemático. Podemos dizer que o homem detém vários tipos de conhecimento científico, desde aquele mais simples, comum a todas as pessoas e que nos passa despercebido, até aquele maisprofundo e complexo não comum a todos indivíduos.
            Primeiramente analisemos o conhecimento de senso comum, o qual é estendido a todos os indivíduos, mesmo que não o percebamos, e nos vem como herança genética de geração em geração. Usamos este conhecimento diariamente, muitas vezes sem nos dar conta, em atividades corriqueiras sem questionarmos se está certo ou errado. Um exemplo disto é ouso secular que fizemos de ervas para confecção de vários tipos de chás para a cura de toda sorte de moléstias. Nunca paramos para pesar como elas funcionam em nosso organismo, confiamos em sua eficácia porque todas as pessoas usam e principalmente porque nos é indicado pelos mais velhos.
            Outro tipo de conhecimento é o científico. Surgiu da necessidade do ser humano querer saber comoas coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor. Este conhecimento se bem usado é muito útil para humanidade, porém se usado incorretamente pode vir a gerar enormes catástrofes para o ser humano e tudo mais ao seuredor. Usamos como exemplo a descoberta pela ciência da cura de uma moléstia que assola uma cidade inteira salvando várias pessoas da morte, mas também, destruir esta mesma cidade em um piscar de olhos com uma arma de destruição em massa criada com este mesmo conhecimento. Já no período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma terceira “em repouso”, alternando-as de ano paraano, nunca cultivando a mesma planta, dois anos seguidos, numa única faixa. Com isso estavam demonstrando possuírem outro tipo de conhecimento que o técnico, mas, no entanto tinha a mesma eficiência.
            Existem dois tipos de conhecimentos: o primeiro, vulgar ou popular, geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitaçãoe experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento sobre a composição do solo, das causas do desenvolvimento das plantas, da natureza, etc. O conhecimento cientifico é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos.Segundo os autores, o conhecimento vulgar ou popular, às vezesdenominado senso comum, não se distingue do conhecimento cientifico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que o diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do conhecer.
              Para Bunge a descontinuidade radical existente entre a ciência e o conhecimento popular, em numerosos aspectos (principalmente no que se refere ao método), não nos deve fazer...
tracking img