Resenha Lutas.doc

1014 palavras 5 páginas
Estreou, em cinco de janeiro, o documentário Lutas.Doc, com direção de Luiz Bolognesi* e Daniel Augusto*, a ser exibido sempre às terças-feiras, às 22h45. É uma co-produção da Gullane e da Buriti Filmes em parceria com a TV Brasil. A difusão da série fica a cargo da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, que a veiculará em toda a rede pública de televisão - suas emissoras, afiliadas e rede associada em janela compartilhada no sistema de TV aberta e fechada em todo território Nacional. O importante é que haverá reprises das exibições, às quintas-feiras, à meia-noite.

Este novo documentário busca respostas para a indagação: “Será que o povo brasileiro é um povo tão pacífico e cordial como se imagina?”. Com esse objetivo, a violência - tema frequente na história do Brasil - passa a ser refletida, através de seus contextos e de suas formas de representação. A série utiliza-se de uma linguagem dinâmica e com inserções de trechos de animação, com o propósito de olhar com criticidade o retrato caótico e de violência da sociedade contemporânea, fazendo uma conexão com o passado e a projeção para o futuro.

É uma série composta de cinco episódios, que tem como eixo principal o debate sobre a violência, seus contextos e formas de representação na história brasileira. Segundo o diretor Daniel Augusto, “Lutas.Doc é uma reflexão sobre os brasileiros a partir de todo o sangue derramado no Brasil e da nossa violência, sempre escondidos sob o tapete”. Dentro desse propósito, complementa que se busca abrir uma discussão aprofundada, mas aberta às pessoas de todas as idades e de qualquer lugar do país. Entretanto, o trabalho tem destinatário especial: “Gostaríamos que o pessoal que está no segundo grau e começando a universidade visse os filmes, pois eles experimentam momento crucial de inserção na sociedade. O jovem carrega forte poder de mudança”, acrescenta o diretor.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso são

Relacionados

  • LUTAS.DOC RESENHA CRITICA
    825 palavras | 4 páginas
  • Lutas.doc(fábricas de verdades)resenha
    300 palavras | 2 páginas
  • Fábrica de Verdades
    1294 palavras | 6 páginas
  • Resenha Cr tica da disciplina Psicologia Social
    1271 palavras | 6 páginas