Resenha luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO: A LUTA PELO DIREITO, DE RUDOLF VON IHERING
IHERING, Rudolf Von. Trad: CRETELLA JÚNIOR J. & CRETELLA Agnes A luta pelo Direito. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

Oautor Rudolf Von Ilhering logo de inicio revela a paz como a principal finalidade do Direito.contraditório, contudo,e reconhecido por tal, é o meio com que o escritor da obra infere em seu texto paraalcançar tal: por meio da luta. Ihering critica o positivismo jurídico pela analogia feita através da libra que de um dos seus lados carregaria o produto do poder legislativo(direito público efinalizado) e no seu oposto, contrabalencearia a espada (certificadora da justiça da sociedade). As ideias positivistas que se limitam única e exclusivamente as normas, abandonando de lado a questao moral,se confronta a maior atenção dada às leis..
O escritor da obra, distingue duas vertentes diversas do Direito: o lado objetivo e o lado subjetivo. O primeiro é colocado como o ordenamento jurídico emsi, proveniente dos órgãos legislativos deste. O outro, que é dado maior enfoque pelo autor, consistiria nas consequências concretas que o direito redigido acarretaria na vida individual de cada um.Ihering não subestima porém o desempenho do direito objetivo. Este defende sua opinião tecendo um crítica acerca do direito criado pelo poder preponderante, que não deixa aberturas, bem como lacunas,para as massas não questionarem a excessiva defesa do interesse dos grandes, já que estes estão todos legitimados peloseu próprio poder.
Rudolf Von Ihering desaprova ainda a Escola de Savigny quedefendia a habilidade das pessoas que compunham o processo legislativo de produzir todas as normas necessárias para suprir os anseios da sociedade vigente. O mestre Savigny também defendia a obtençãodo Direito sem a luta, tão destacada pelo autor, este viria espontaneamente, com seu caráter indolor. Segundo a obra, esta não passa de uma visão romântica da vida social e, portanto, ineficiente...
tracking img