O neoclassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. conceitos do neoclassicismo e romantismo.

2.1 conceito do neoclassicismo

O Neoclassicismo ou Arcadismo foi uma corrente filosófica e estética de larga e influente difusão que se desenvolveu entre meados do século XVIII e meados do século XIX na Europa e nas Américas. Reagindo contra a frivolidade e decorativismo do Rococó, a escultura neoclássica inspirou-se na antiga tradiçãogreco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante.
2.2 Conceitos do romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o períodoneoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideaisutópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.2.3 relações entre o neoclassicismo e o romantismo.
Podemos analisar e comparar o estilo neoclássico com o Romantico através das pinturas das odaliscas de ingres Gran odalisque( neoclássico) e delacroix (romantismo) , onde a primeira reflete ao estilo de pintura a que o movimento se propõe, através da busca intensa da imagem real e a preocupação em reproduzir fielmente a cena da forma que elaestá acontecendo naquele momento (diria até de forma fotográfica), é o que transmitem os detalhes do ambiente, com o realce dos objetos e acessórios que compõem o quarto lembram o estilo grego, utilizado no período clássico, e contrastam com a luminosidade da figura central, a odalisca, na qual revela o padrão de beleza considerado da época, a posição da odalisca apesar do nu, considerado umtanto ousado para a época, transmite uma atitude reservada, tem um olhar desconfiado, e se restringe a sua própria exposição.
Já na odalisca do período romântico, delacroix, percebemos uma outra visão adotada no período, não há mais preocupação em relatar fielmente a realidade, os traços são levado para o lado da pintura, se utilizando de pinceladas borradas, o ambiente não é “enfeitado”, nãohá preocupação com comportamentos ou arrumações, o uso do vermelho e de sombras no ambiente passam uma sensação de clima quente, o que faz com que a odalisca, juntamente com o ambiente se torne um todo, ao em vez de se contrastar como figura central, sua posição nos transmite uma atitude espontânea, sem preocupação com sua própria exposição, diria que ela se sente a vontade por estar ali.
Acho quea principal diferença entre as duas, observando apenas a pintura, envolve principalmente questões de liberdade.













2.4 quadro comparativo dos estilos.
Quadro comparativo
neoclassicismo Romantismo

períodos
nas ultimas décadas do século XVIII, e nas primeiras do século XIX. 1820 e 1850

arquitetu-
ra • Imitações da arte Greco-romana.
• Uso das fachadas sóbriasnas quais colunas dóricas ou jônicas sustentam frontões triangulares. • Linguagem nostálgica.
• Pouca originalidade.
• Uso de ferro e aço.

Pintura
• Inspirada principalmente na escultura grega.
• Pintura renascentista italiana. • Composição em diagonal
• A cor é novamente valorizada
• Cores fortes, e os contrastes de claro e escuro reaparecem.
• Valorização dos sentimentos e da...
tracking img