Resenha - luiza yoshida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Ricardo Fukumoto¹

YOSHIDA, Luiza Nana; “Revista de Estudos Orientais: Histórias Extraordinárias nas Narrativas Setsuwa do Século XII” – Humanitas Publicações, São Paulo – 1997 (p. 63 –72).

Luiza Yoshida possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, mestrado no mesmo curso pela Universidade Feminina Ochanomizu e doutorado, também em Letras, na Universidade de SãoPaulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando em temas como a literatura japonesa.
A “narrativa Setsuwa” são narrativas breves, reunidas em coletâneasdenominadas de “Setsuwashû” (coletânea de narrativas “Setsuwa”). O “Nihon Ryôiki” foi organizado, por volta de 822, por um monge budista; ela é considerada a primeira coletânea de narrativas “Setsuwa”. Por setratar de narrativas que envolvem fatos verídicos ou que se acredita serem verídicas, as narrativas são separadas em dois grupos: budistas e/ou seculares.
Yoshida escolhe a obra “KonjakuMonogatarishû” como objeto de estudo. Tal obra é composta por mais de mil narrativas, distribuídas em trinta e um tomos, sendo os tomos de XI a XXXI narrativas do Japão. A obra surgiu em uma época intensa detransformação social, política e cultural; a obra mostra que o mundo não se resume somente na capital, mas também nas suas redondezas (há o lenhador, o salteador, animais, divindades e seressobrenaturais), em outras palavras, é o homem descobrindo o mundo e a si próprio.
Em todas as narrativas temos a presença de seres sobrenaturais, onde ora temos a vitória do sobrenatural, ora temos aderrota; também temos aquelas onde não há certa vitória ou derrota. Luiza Yoshida destaca duas narrativas e as explica; a primeira narrativa “XXVII/8 Sobre o ogro que, tomando a forma de um homem, devorauma jovem, na Praça dos Pinheiros” e a segunda “XXVII/38 Sobre o fato de a raposa, metamorfoseada numa jovem, encontrar-se com Harima no Yasutaka”; tais narrativas envolvem o sobrenatural e fatos...
tracking img