Supplly chain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]Atualmente a competitividade global entre as empresas obrigou-as a buscarem melhorias para garantir seu espaço no mercado. Numa época em que a sociedade é espantosamente dinâmica, instável e evolutiva, a adaptação a essa realidade é, cada vez mais, uma questão de sobrevivência para as empresas que queiram conquistar e fidelizar seusclientes.
A globalização e o ciclo de vida curto dos produtos forçam a uma constante inovação de técnicas de produção e de escoamento. A cada dia os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preço, o diferencial está, portanto, nas empresas comerciais e industriais que conseguirem otimizar seus serviços, superando a expectativa de seus clientes com atendimentos rápidos eeficazes.
Nesse cenário, em que os consumidores são cada vez mais exigentes, as empresas precisam de uma área que as auxiliem a produzir esses efeitos de superação das expectativas dos clientes no que tange ao escoamento eficiente e eficaz da produção, ao mesmo tempo em que contribui para o alinhamento de objetivos geradores de vantagem competitiva e redução de custos. Para tanto, é necessário umametodologia que consiga planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo de produtos, serviços e informações desde o ponto de origem (fornecedores) até o ponto de consumo (o cliente), esse é o papel da Supply Chain Management ou Gerência da Cadeia de Suprimentos.
A ferramenta Supply Chain Management, desenvolvida para alinhar todas as atividades de produção de forma sincronizadavisando à redução de custos, minimização de ciclos e maximização de valor percebido pelo cliente, foi abordada neste estudo de maneira que se possa identificar as ferramentas que possam ser utilizadas para a otimização de estoques.
Partindo das descrições dadas por Ballou, Bowersox e Ching, os principais autores consultados durante a pesquisa, passando pela revisão de artigos e periódicos quetratam sobre o assunto, o presente estudo tenta responder ao seguinte problema: Em que medida as empresas podem alcançar objetivos de otimização de estoques valendo-se dos princípios e técnicas de Supply Chain Management? Para tanto, buscou-se evidenciar, como objetivo final, as recomendações dos autores consultados às empresas que utilizam os princípios e técnicas de Supply Chain Management parainiciativas de otimização de estoques e, como objetivos intermediários os seguintes itens:
A descrição de seus conceitos e princípios;
A identificação e descrição das técnicas apropriadas aos objetivos de otimização dos estoques;
A identificação das características que produzam efeitos desejados quanto à superação das expectativas dos clientes; e
A verificação de até que ponto a sua adoçãocontribui para o alinhamento de objetivos geradores de vantagem competitiva para a empresa.


CONCEITUANDO O SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

O SCM começou a se desenvolver apenas no início dos anos de 1990. Mesmo a nível internacional, são poucas as empresas que já conseguiram implementá-lo com sucesso, e a nível acadêmico o conceito ainda pode ser considerado em construção. Existem inclusive algunsprofissionais que consideram o SCM como apenas um novo nome, uma simples extensão do conceito de logística integrada, ou seja, uma ampliação da atividade logística para além das fronteiras organizacionais, na direção de cliente e fornecedores na cadeia de suprimentos.

Fleury (2002) diz que em contraposição a esta visão restrita, existe uma crescente percepção de que o conceito de Supply ChainManagement é mais do que uma simples extensão da logística integrada, pois inclui um conjunto de processos de negócios que em muito ultrapassa as atividades diretamente relacionadas com a logística integrada. Além disso, existe uma clara e definitiva necessidade de integração de processos na cadeia de suprimentos. O desenvolvimento de novos produtos é talvez o mais óbvio deles, pois vários aspectos do...
tracking img