Resenha livro utopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Utopia é uma ilha idealizada por Thomas More em 1516. Ele produziu uma obra onde descreve uma sociedade que entende como melhor do que aquela onde vivia. O nome Utopia (vem do grego, ou-topos: lugarnenhum) é considerada como o local onde se encontraria a sociedade ideal, e sendo ideal, inalcançável. Embora o nome da ilha indique que esta exista em um lugar nenhum, ela é situada geograficamentena América, no novo mundo. Não é colocada num lugar imaginário, ou espiritual, ou num lugar perdido. More, supostamente, ouviu falar da ilha através de Rafael Hitlodeu, o viajante. Idoso e sábio,Rafael Hitlodeu representa o rei filósofo de Platão. Localizá-la no Novo Mundo é a idéia da esperança de um novo tempo, de uma nova era para a humanidade, que é o Renascimento e o Humanismo.
A descobertade uma nova terra trazia consigo uma nova chance, isto é, para os insatisfeitos com o mundo europeu, a possibilidade tanto de encontrar uma nova civilização melhor, quanto um novo lugar melhor paraviver.
Há duas idéias centrais em Utopia que se ladeiam o tempo todo. Primeiro; a não existência da propriedade privada. Segundo; O alcance dos interesses individuais está subordinado aopreenchimento prévio das necessidades coletivas. O Humanismo de More é um grande rompimento com a idade média, não interessado na promessa de uma recompensa no além, no espírito. Preocupa-se com o mundo físico,com o mundo temporal. Um dos maiores méritos do livro de Thomas More foi deslocar o Paraíso para o mundo real.
Todos os costumes, a cultura, o governo, em Utopia, estão diretamente ligados a essasidéias. O autor vê a propriedade privada como a essência das mazelas humanas. Pode-se entender como propriedade privada a desigualdade material, e se refere muito mais à propriedade privada como é hoje,do que à concentração de riquezas por direito de posse, como no caso da nobreza européia tradicional. Assim, a necessidade de ver a sociedade como um conjunto e de subordinar os interesses...
tracking img