Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Dislexia

É um distúrbio de linguagem, especialmente dos sons da fala, que prejudica a leitura e a escrita. As pessoas que têm, já nascem com ele (é genético). A dislexia geralmente aparece quando a criança está sendo alfabetizada. É causada por alterações nas áreas do cérebro responsáveis pelos sons da linguagem e do sistema que transforma o som em escrita. Conte sobre a dislexiaa seus pais. Diga a eles que fiquem atentos. Crianças que demoram a falar ou que falam trocando os sons das letras podem ter dificuldade de alfabetização (de aprender a ler e escrever). Mas sem susto. Há tratamento eficiente. É só procurar um especialista.
Portanto, dislexia refere-se à inabilidade ou dificuldades para o aprendizado da leitura escrita em razão de alguma causa desconhecida ouindeterminada.
A IDA define a dislexia como "uma dificuldade que ocorre no processo de leitura e escrita soletração e ortografia. Não é uma doença, mas um distúrbio (perturbação física ou psíquica)".
Pode-se dizer que a IDA (Interanational Dyslexia Association), é a mãe de todas as associações que existe, pois é através dela que surgiram várias entidades para contribuir com os disléxicos que como aprópria citou a dificuldade que estes têm De acordo com a (ABD) Associação Brasileira de Dislexia, a definição vem do grego e do latim: DIS, de distúrbio, vem do latim, e LEXIA, do grego, significa linguagem. Ou seja, dislexia é uma disfunção neurológica que apresenta como conseqüência, dificuldades na leitura e escrita. A Fonoaudióloga Suely de Miranda Gomes, também especialista em voz, define adislexia como dificuldade especifica em voz, define dislexia como dificuldade especifica que afeta a aprendizagem da decodificação do sistema verbal escrito, classificando entre as patologias de linguagem, mais especificamente de linguagem escrita.

CARACTERÍSTICAS DA DISLEXIA
A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças com dislexia. Elas demonstram dificuldades emmanter a atenção durante a realização de atividades. Geralmente é perceptível no início da alfabetização e pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação.
Características predominantes:
*dificuldades com a linguagem e escrita;
*dificuldades em escrever;*dificuldades com a ortografia;
*lentidão na aprendizagem da leitura. Haverá muitas vezes:
*disgrafia (letra feia);*discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
*dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização’;
*dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;*dificuldades para compreender textos escritos;
*dificuldades em aprender uma excessiva ou o ‘’palhaço’’ da turma;
*Bom desempenho em provas orais.É importante o professor ficar atento caso o aluno apresentar os sintomas relacionados abaixo. O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que a criança seja disléxica; há outros fatores a serem observados. Porém, com certeza, estaremos diante de um quadro que pede uma maior atenção e/ou estimulação.
A falta de informação dos profissionais causa ao disléxico falta deinteresse pelos estudos, muitas vezes até evasão. Pois, o disléxico deve ser tratado com muito carinho para que ele posar ser incentivado no processo de aprendizagem. Sendo assim, nunca se deve criticar quando um disléxico cometer um erro deve motivá-lo a sempre tentar acertar, uma vez criticado ele vai ficar com vergonha e não terá coragem de tentar novamente. O papel do educador é despertar noaluno o interesse pelo saber se isso não acontecer este aluno não desenvolve sua criatividade e capacidade para construir sua própria história de vida por isso é importante que o professor conheça o universo cultural de cada aluno

3.1.1. Pré-escola
Dispersão;
Fraco desenvolvimento da atenção;
Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;
Dificuldade em aprender rimas e canções;
Fraco...
tracking img