Resenha livro curso de filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO PROJETO DE PESQUISA

Situada na região oeste do estado de Minas Gerais e considerada a principal cidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Uberlândia já é considerada a segundamaior cidade em população do estado de Minas Gerais, fato este que se deve graças ao seu crescimento econômico dos últimos tempos. Considerada a capital logística do estado por sua privilegiadalocalização geográfica de fácil acesso logístico, desenvolveu nos últimos anos o comércio industrial, atacadista e varejista.
Devido a este “progresso”, Uberlândia passou por fortes transformações no que dizrespeito a seu patrimônio arquitetônico e também urbanístico, dando lugar a estruturas modernas e desprezando, quase que por completo, o seu passado contido em seus patrimônios históricos. Em meados dadécada de 1980, a preocupação pelos valores culturais e o conhecimento da tomada da arquitetura moderna na cidade, levou um grupo de moradores a apresentar ideias aos órgãos públicos para a preservaçãoda memória histórica da cidade. Foi apresentado um projeto para que uma verba municipal fosse direcionada a procedimentos que possibilitassem a preservação do patrimônio histórico da cidade.
Oprimeiro povoado da cidade de Uberlândia se instalou em torno da Igreja Nossa Senhora do Carmo construída em 1846 (reconstruída em 1861) a mando de Felisberto Alves Carrejo. Nas redondezas da igreja foramconstruídas habitações residenciais e comerciais; ruas e logradouros públicos também foram sendo criados à medida que a população crescia. Em 31 de agosto de 1888 a emancipação do povoado de São Pedrode Uberabinha foi concretizada e neste mesmo ano o povoado tornou-se vila e posteriormente o município de Uberabinha. Foi somente em 1892 que o município foi considerado cidade e assim passou a sechamar Uberlândia. Com a instalação da ferrovia em 1895, abriram-se novas possibilidades de desenvolvimento para a região. E, exatamente, nessa área inicial que se localiza o atual bairro Fundinho,...
tracking img