Resenha livro cartas a um jovem chef

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em um primeiro momento no capítulo “Gastronomia e Cultura” , Laurent relata um pouco sobre o início da alimentação e dos métodos de cocção, aperfeiçoados pela inteligência e imaginação, que passaram de necessidade a um prazer. A partir de técnicas mais avançadas, conhecimento de novos ingredientes e a manipulação do fogo surge a gastronomia. Muito tempo após esses, começa na frança o maioraprofundamento na gastronomia, onde torna-se parte da cultura do país. Surgem cozinheiros de grande destaque como Taillevent, Vincent de la Chapelle, Antonin Carême e Auguste Escoffier. Inspirado nesses grandes chefs, o autor resolve escrever o livro, com a intenção de passar suas experiencias a futuros profissionais no ramo gastronomico. Laurent afirma que para ser cozinheiro a pessoa deve gostar decomer, ter o dom e não se contentar apenas com teorias, tem de praticar muito para adquirir habilidade com os instrumentos da cozinha e familiaridade com os métodos de cocção. Para o profissional se bem sucedido é necessário que goste de seu trabalho e que o realize de forma correta. A profissão de chef tem algo sacerdotal, pela necessidade de aprendizagem, por precisar conquistar postos dehierarquia. Hoje em dia isso mudou um pouco, pois muitos profissionais de sucesso agem de maneira informal em seu trabalho. Laurent veio ao Brasil indicado pelo grande chef Paul Bocuse. De início não foi muito animador, pois não se falava em gastronomia no Brasil. Porém de lá para cá, isso mudou e desencadeou gosto pela boa mesa. Laurent foi um dos percursores da alta gastronomia no Brasil e desde entãovem influenciando muitos jovens a olhar para esta profissão com outros olhos. A partir de uma reinterpretação de ingredientes que não eram valorizados na cultura da gastronomia brasileira, Laurent passou a dar valor há produtos até então pouco usados. A alimentação está muito relacionada a cultura de um país e esta deve ser valorizada e estudada , a fim de descobrir e aperfeiçoar novascombinações e métodos de se trabalhar na cozinha.
No capítulo Começar “Bem é Importante” , Laurent afirma que a realização pessoal na gastronomia não vem da noite para o dia. É necessária muita dedicação, talento e bons mestres. Bons mestres são muito importantes na formação de um cozinheiro, tanto pelo conhecimento adquirido quanto pela experiência de trabalhar com os melhores. É necessaria muita humildade,curiosidade, atenção, talento e respeito. Nenhum cozinheiro é igual a outro, cada um tem sua particularidade e tem condições de definir seu próprio estilo e buscar seu espaço em uma equipe. É preciso além da vocação a paixão pelo seu trabalho e não buscar apenas a sobrevivência econômica.
No capitulo “ O papel do mestre “ o autor ressalta a importância do conhecimento ser passado para osoutros em qualquer tipo de profissão, tendo sempre o respeito como base da relaçao entre mestre e aprendiz. Trabalhar e aprender com bons profissionais é muito importante na formação de uma pessoa e muitas vezes a falta destes resulta na corrupção dos valores das pessoas. A sociedade brasileira tem a tendencia de estimular seus familiares a buscarem profissões de grande remuneraçao financeira sempensar em o que o individuo realmente gostaria de fazer e que provavelmente seria melhor sucedido por ter maior vocaçao e prazer em realizar. O caráter e o bom senso também são muito importantes na carreira profissional, não se pode nunca copiar um trabalho e sim realiza-lo, compreender o que se está fazendo. Quem não compreende o que está fazendo nunca irá realizar um bom trabalho e não poderápassar o mesmo adiante. Cada mestre lhe ensina coisas diferentes e com a junção dos ensinamentos recebidos ao longo de uma carreira, a mesma se forma e se molda a partir dos conhecimentos adquiridos.
Logo em seguida, ainda no mesmo capitulo, Laurent fala sobre a diferença de liderança e didática dos mestres presentes em sua carreira. Como cada um deles influenciou seu modo de ser, como era a...
tracking img