Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema: Estratégias, objetivos, a pluralidade e sentidos da leitura.
Etapa 1
Fase 2
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

De acordo com o material lido, vimos que a leitura é importante na nossa vida a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens, é o papel da escola na formação de leitores competentes.
Na concepção de leitura podemos observar que a Língua é comoestrutura ou como código, dessa forma o texto é visto como um simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, que tem o conhecimento do código utilizado.
A compreensão em leitura implica a criação de uma representação mental coerente do texto. A leitura é um processo que o leitor interpreta e compreende o texto, a partir de seu conhecimento sobreo assunto, sobre o autor e de tudo o que se sabe sobre a linguagem e que faz parte do nosso cotidiano através jornais, revistas, livros e trabalhos acadêmicos, panfletos e entre outras formas de leitura.
Em estratégias de leituras podemos ver que o leitor e seus conhecimentos se interagem com o autor e o texto para a construção de um sentido.
Podemos sentir isto quando fizemos a experiênciadurante a leitura , que em determinadas orações pensamos em situações que poderiam ou nao ocorrer, interagindo com o texto lido O Retorno do Patinho Feio.
Já em leitura e produção de sentido vimos que O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem para construir um sentido, deacordocom suas estratégias: seleção, antecipação, inferência e verificação.
Para dar sentido ao que lê, o leitor precisa processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.
Com a leitura concluímos que concepção de leitura, estratégias de leitura e leitura e produção de sentidos se completam/encaixam para uma interpretação melhor de cada leitor, que cada pessoa interpretatextos de formas diferentes.

Aula-tema: Gêneros textuais e mecanismos de coesão.
Etapa 2
Passo 1:
A definição de gênero textual e os elementos que caracterizam um gênero:

Gêneros textuais são diversas práticas comunicativas, de tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários utilizadas como formas de organizar a linguagem. São textos que circulam no mundo, quetêm uma função específica, para um público específico e com características próprias.
Gêneros textuais encontrados:
1. Diálogo
2. Face-a-face
3. Bilhete
4. Carta (pessoal,comercial, etc)
5. Receita culinária
6. Horóscopo
7. Artigo
8. Romance
9. Conto
10. Novela
11. Cardápio de restaurante
12. Lista de compras
13. Aula virtual
14. Piada15. Resenha
16. Inquérito policial
17. Ofício
18. Requerimento
19. Ata
20. Relatório
21. Anúncios
22. Convites
23. Atlas
24. Avisos
25. Programas de auditórios
26. Bulas
27. Cartazes
28. Comédias
29. Contos de fadas
30. Crônicas
31. Editoriais
32. Ensaios
33. Entrevistas
34. Contratos
35. Decretos
36.Discursos políticos
37. Histórias
38. Instruções de uso
39. Letras de música
40. Entrevista
41. Leis
42. Mensagens
43. Notícias

Passo 2 e 3

TEXTO 1

Revista Veja. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/>. Acesso em: 01 abril de 2012 - 19h35.
Gêneros presentes nas publicações e suas características
Débora Falabella: “A Nina já chega para o embate”

DéboraFalabella: “A Nina já chega para o embate”
Débora Falabella como a Nina de 'Avenida Brasil', em cenas gravadas em Mendoza, na Argentina (Divulgação/Globo)
Depois de um muito sofrimento condensado em seis capítulos, a protagonista Rita (Mel Maia) bem que poderia ter um final feliz nesta segunda, em Avenida Brasil. Numa tacada só, ela vai conseguir se livrar do perverso Nilo (José de Abreu), do...
tracking img