Resenha - kumar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 4 - Modernidade e Pós-Modernidade I: A Idéia do Moderno
Veremos a seguir, o grande debate fundamentado entre a modernidade e pós-modernidade, onde é questionado se realmente é possível crerno fim do moderno. Porém o ''pós'' de pós-modernidade é ambíguo. Pode significar um movimento para um novo estado de coisas, e pode ser também o momento para refletir sobre a experiência damodernidade. Para compreender e examinar o pós-moderno , é preciso em primeiro lugar, estudar e entender o próprio conceito de moderno.
Há uma tendência ao uso dos termos ''modernidade'' e ''modernismo''como se construissem um único sentido, mas que recebem significados diferentes. ''Entendo por modernidade uma designação abrangente de todas as mudanças - intelectuais, sociais e políticas - que criaramo mundo moderno. ''Modernismo'' é um movimento cultural que surgiu no Ocidente em fins de século XIX e, para complicar ainda mais a questão, constituiu, em alguns aspectos; uma reação crítica amodernidade.'' (Kumar, pag. 79)
Passa-se a entender melhor a idéia de modernidade por meio da evolução do tempo e do pensamento antigo, medieval e moderno. A antiguidade encarava o tempo de formadiferente da modernidade, eles tinham que a concepção de tempo e movimento do universo era dada por Deus, numa perspectiva de eternidade. O tempo refletia para sempre essa eternidade, que não mudaria nunca.O tempo possia mudança sim, mas não novidade. A vinda de Cristo, rompe essa ideia acerca do tempo na antiguidade, o cristianismo deu novo alento à ideia de tempo e história, fato que justificou adivisão to tempo em antes e depois de Cristo. Ele, o cristianismo, satura o presente com um senso de expectativa, criando uma tensão permanente entre presente e passado.
A Idade Média foi consideradacomo a época das trevas, ela depreciava o tempo terreno pois o considerava mutável, não devendo ser o tempo o responsável por mover a vida , a vida deveria ser conduzida pela fé, pois esta era...
tracking img