resenha Jean Piaget e Vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha.
Epistemologia genética Jean Piaget.
A psicologia concreta de vigotski:
Implicações para educação.

Alunoª: Christiane Cabral Ferreira
Professora: Rosemeire Ziliani
Curso: Ciências Sociais
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Para Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, partir de estruturas existentes no sujeito.Assim sendo a aquisição de conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos.
Piaget enxergava que o desenvolvimento cognitivo de uma criança é uma evolução gradativa, em suas pesquisas do aprendizado é um processo gradual no qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento, seguindo uma sequencia lógica.
Anatureza e a caracterização do modo de pensar da inteligência muda com o tempo, sendo que as operações (ações que ocorrem na imaginação) intelectuais caminham para o raciocínio lógico, o pensamento deriva da ação da criança sobre o meio em que vive.
Piaget com sua teoria pressupõe que os seres humanos passam por uma serie de mudanças ordenadas e previsíveis as quais denomina estágios e período dodesenvolvimento. Para Piaget estes estágios caracterizam-se pelas diferentes maneiras do individuo interagir com a realidade, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação ocorrendo assim modificações progressivas.
Piaget mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo e o pensamento e o aprendizado é gradual e para descrevê-lo elaborou a teoria dodesenvolvimento intelectual por estágios, cujo o ponto de partida é posição egocêntrica ou seja que a criança não distingue a existência de um mundo externo separando de si próprio , na linguagem o egocentrismo corresponde ao período que a criança não vê necessidade de explicar aquilo que se vê por ter certeza de estar sendo entendida ou quando atribui seus próprios desejos e características acoisas externas.
A partir do egocentrismo Piaget percebeu que a inteligência forma-se por meios de adaptações quando o esquema se torna insuficiente para responder a novidade, é modificado, dessa forma a interação com o mundo externo vai reduzindo gradualmente o egocentrismo na sua teoria sobre a construção do conhecimento humano, Piaget divide em quatro períodos de desenvolvimento cognitivo dacriança:
1ª Sensório-motor (0- 2 anos)
2ª Pré-operacional (2- 7 anos)
3ª Operatório-concreto (7- 12 anos)
4ª Operatório-formal (11- 12 anos em diante)
Sensório-motor: Desenvolvimento das capacidades perspectivas e sensoriais, ou seja: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Ausência da semiótica (Significados e símbolos) anterior à linguagem (sua conduta social, neste período é de isolamento eindiferença).
Ao final do período sensório-motor, o universo prático é constituído em sua estrutura, ao mesmo tempo substancial, espacial, causal e temporal.
Pré-operacional: A criança realiza e atua sobre os objetos, já apresenta ações que servem como representações em vários graus de internalização: instruções, expressões cognitivas e isoladas, que não constituem estruturas organizadas.
Grandedesenvolvimento da capacidade de simbolização: não depende mais exclusivamente de suas sensações, já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) período da fantasia, faz de conta.
Dos 4 aos 7 anos a criança entra no período intuitivo, desejo de explicações dos fenômenos é a idade dos porquês.
O operatório concreto: Nessa etapa a criança já pode compreender regras e estabelecercompromissos; a conservação torna-se possível ( já é uma linguagem socializada) o operatório concreto são operações mentais (ações físicas realizadas mentalmente) e esquemas conceituais referem-se a objetos e ações que existam na realização.
Operatório formal: É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético dedutivo ou logico-matemático; ou seja, levantar...
tracking img