Resenha gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TORREÃO, Paula Geralda Barbosa Coelho. Gerenciamento de Projetos. Disponível no site: Acesso em 04/05/2011.


RESENHA: GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Joelma Andrade Silva
Faculdade do Tapajós – FAT, Itaituba – PA
joelmaandrade@r7.com.br

Esta é parte da dissertação de mestrado de Paula Geralda Barbosa Coelho Torreão, que aborda sobre gerenciamento de projetos. Torreão discorre sobreas mudanças sobre os diversos aspectos da vida humana, principalmente porque estão ocorrendo em velocidade cada vez maior. Faz referência a citação de Vieira (2002) quando associa as mudanças significativas (de maneira geral) ao resultado de projetos, afirmando que superar este desafio é estar preparado para gerenciar projetos de forma planejada e profissional.
Através de uma linguagembastante acessível, referencia as definições básicas sobre projeto, discorrendo sobre a evolução do gerenciamento de projetos, o PMI e sua visão sobre o gerenciamento de projetos, sobre a profissão de gerente de projetos e sua relevância.
Uma característica marcante é a ênfase na visão do PMI, descrevendo as áreas de conhecimento que são: Gerenciamento de Integração do projeto, de Escopo do Projeto,do Tempo do Projeto, do Custo do Projeto, da Qualidade do Projeto, de Recursos Humanos do Projeto, de Comunicação do Projeto, do Risco do Projeto e de Contratação do Projeto.
Da mesma forma, enfatiza a importância do gerente de projeto, pois requer do profissional conhecimento especial e habilidades para alcançar o nível de profissionalismo compatível com a função que é desempenhada. Necessitado aprendizado de conceitos básicos, técnicas e ferramentas de gerenciamento bem como sua prática.
PMI (2000) conceitua que um projeto é um empreendimento único, com início e fim definidos, que utiliza recursos limitados e é conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pré-definidos, estabelecidos dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.
Nestes termos, registra-se nahistória que a construção das Pirâmides do Egito, depois de 2780 a.C. como afirma Vicentino (1997), foi um plano realizado desde os primórdios da civilização, como exemplo de um grande projeto. Contudo, a Revolução Industrial alterou profundamente a estrutura econômica, desenvolvendo o capitalismo industrial, surgindo uma grande necessidade de sistematizar e orientar a forma de gerir estasorganizações, como relata Martins (2003).
Somente no início dos anos 60, o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência (Prado, 2000). Atualmente, vem se fortalecendo, há uma necessidade de se gerenciar projetos com a finalidade das organizações obterem sucesso.
Neste cenário, funda-se o PMI, uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de difundir a gestão de projetos no mundo, de forma apromover ética e profissionalismo no exercício desta atividade, visando promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos, assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações nesta área, como afirma Martins (2003), é um fundação autônoma sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apóia pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas edistribui premiações.
Na sua visão, identifica e descreve as 9 principais áreas de conhecimentos e práticas, sendo que cada uma é descrita através de processos (total de 39), e se refere a um aspecto a ser considerado dentro da gerência de projetos.
O PMI (2000) relata que o Gerenciamento de Projeto é acompanhado através do uso de processos em cada uma das fases formando 5 grupos de processos:iniciação, planejamento, execução, controle e finalização, sendo que estes ainda contêm um ou mais processos, ligando-se através de interação e relacionamento por suas entradas e saídas, possuindo ainda 3 itens: entrada, ferramentas e técnicas e saídas.
Os processos são classificados em 2 tipos: os essenciais que têm dependências bem definidas e devem ser executados em uma determinada...
tracking img