O surgimento da humanidade e a família.

Há um consenso de que a sociedade humana foi precedida por sociedade sub-humanas, por hordas de primatas, de que a condição humana é originária. Levi-Strauss[1] caracteriza apassagem da natureza para a cultura, das hordas sub-humanas à sociedade humana propriamente dita, pela constituição da família.

Quando o grupo deixou de ser horda promíscua, sob os caprichos de um macho dominante e seconstituiu em unidades exógamas, organizadas sob uma norma que, proibindo o incesto, punha as mulheres de um grupo à disposição de outros grupos, assim a relação de pais e filhos, de irmãos e irmãs se pôde estabelecer, e, pormecanismos de aliança, os grupos consangüíneos puderam ir tecendo a teia de sociedade cada vez mais numerosas e complexas.

O ser humano é fruto dessa organização cultural que lhe faz ter um pai e uma mãe , que tem deverespara com eles aos quais deve respeito, obediência, dos quais recebe não só a vida biológica mas também as normas e aquisições da cultura e da sociedade. É um ser que tem irmãos, não somente pessoas do mesmo sexo ou deoutro sexo, ao seu redor, da mesma geração, mas seres unidos por laços de educação comum, de obrigações de partilha, por laços afetivos e de cooperação generalizada. É um ser que tem parentes (consangüíneos, aliados) e, desdecedo, aprende que as relaçãoes para com os outros define seu ser, sua vida, seu status. Na verdade, a família humana “se parece mais com unidades como ordens monásticas ou corporações artesanais, do que com o remoto grupobiológico que lhe deu origem.”[2]

A família não é simplesmente um tópico da reflexão etnológica ou sociológica, mas constitui um problema fundamental para a antropologia filosófica, e mesmo par qualquer filosofiaexistente e que queira entender o “Eu”, de qualquer conceito que queira entender o homem, pois a família foi a acondição neessária, mais ainda, foi constitutiva, de sua humanidade. Não só a filogênese (de sua espécie), [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). O surgimento da humanidade e a família. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Humanidade-e-a/116426.html

MLA

"O surgimento da humanidade e a família" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Humanidade-e-a/116426.html>.

MLA 7

"O surgimento da humanidade e a família." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Humanidade-e-a/116426.html>.

CHICAGO

"O surgimento da humanidade e a família." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Surgimento-Da-Humanidade-e-a/116426.html.