Resenha Final Alessandra Pastorini

1185 palavras 5 páginas
RESENHA DO LIVRO: A CATEGORIA “QUESTÃO SOCIAL” EM DEBATE

Cristiane Fagundes Machado - Acadêmica do Curso de Serviço Social – 3º semestre – FADERGS.

O livro da autora Alejandra Pastorini, traz um estudo elaborado e crítico sobre o tema "Questão Social" e as mudanças do modelo capitalista no que diz respeito principalmente a América Latina.
A questão social veio à tona na primeira metade do século XIX com o surgimento do pauperismo na Europa ocidental, com isso os que acreditam em uma nova questão social trazem o pressuposto de que o mundo capitalista contemporâneo traz novos sujeitos, novos usuários, que teriam novas necessidades e demandas. Segundo Castel e Rosanvallon o Estado deve responder de forma inovadora, indo além da regulação social que teve seu auge nos modelos de welfare state*. Outro autor que Alejandra Pastorini destaca, dentro dessa lógica da “nova questão social”, é o economista norte-americano Jeremy Rifkin, que faz uma caracterização de um mundo praticamente sem trabalhadores, denominados de desempregados tecnológicos, em conseqüência da era pós-mercado. Para ele, a saída para o fim do desemprego, se daria na criação um terceiro setor, também a redução da carga horária de trabalho, de 40 horas para 30 horas, onde os trabalhadores teriam horas livres pra utilizar em tarefas construtivas, tanto na esfera social, como familiar, contribuindo assim para a diminuição da violência, pobreza e exclusão social.
Pastorini apresenta ainda neste capítulo, as idéias de Gorz (1987) e Antunes (1996 e 1997), que explicam o desemprego e a nova conjuntura social sob a ótica do fim do trabalho, apoiadas nas oposições binárias: emprego/desemprego; tempo de trabalho/tempo livre; trabalho abstrato/trabalho concreto. Temos também as idéias de Aznar, que diante da substituição do homem pela máquina, oferece como solução para o desemprego: a repartição da renda independente da participação dos sujeitos na esfera de produção.
A influência dos Estados Unidos na política

Relacionados

  • ROGA
    46419 palavras | 186 páginas
  • Resumo
    121466 palavras | 486 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas