Resenha filosofia marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pra que a filosofia
Quando questionamos sobre as horas ou a respeito do tempo(horas, dias), nos é dada a resposta por meio de documentos como o calendário ou de aparelhos como o relógio. Acreditamos que estão certos. Acreditamos no tempo, ele existe, temos consciência dos tempo passado, presente e futuro. Quando nos questionamos sobre os sonhos, ou sobre o sonhar acordado, estamos acreditandoque um seja diferente do outro, pois estar sonhando faz alusão a algo ilusório produzido pela mente inconsciente, e quando estamos acordade estamos em contato direto com a realidade e a razão. Dai supomos que a realidade existe, e podemos diferenciá-la da ilusão. Da mesma forma que conhecemos diversas outras coisas e temos consciência de que existem, como a loucura que é tem relação com o irreal, asanidade relacionada com a razão.
Reconhecemos várias coisas segundo nossas crenças de sua existência, suas definições e suas propriedades. Sabemos por exemplo diferencias a causa do efeito, quando dizemos que se sairmos na chuva nos resfriaremos ou quando dizemos que onde há fumaça há fogo. Tudo parte de um conjunto de conceitos e idéias preconcebidas e prejulgadas pela nossa cultura ousociedade. Em diversos campos usamos nossas crenças baseadas no senso comum, crenças silenciosas de aceitação e sem evidenciação , as quais não questionamos, pois são banais, naturais para o nosso entendimento.
Cremos em tudo, na ilusão no real, na qualidade etc. Em tudo que a sociedade e a cultura nos impõe como realidade.
E se por um acaso de uma hora para outra em vez de aceitar o que nos é impostocomo certo, começarmos a questionar sobre o que isso realmente é na verdade dentro de uma determinada concepção, idéia ou um objeto, seja físico ou abstrato em sua constituição. Talvez cheguemos ao ponto de questionarmos inclusive o nosso questionamento?
Ex. ao invés de afirmarmos uma determinada coisa.
Questionássemos sobre o que ela é? de onde veio? Para que serve? De que é Feito? Como é feito?Questionando assim, as verdades, mentiras, valores, aspectos e conceitos culturais e artísticos, politicas, comportamentos e etc. Esse questionamento visando o conhecimento profundo dessas crenças difundidas sem objeções. Dessa atitude de ir em busca desse conhecimento por meio da indagação nos remete à Atitude Filosófica.
E filosofia é o que? É o ato de não aceitarmos as coisas comoobvias(certas), e absolutas, sejam elas relacionadas a objetos, ideias, valores, fatos etc., sem antes questionarmos sobre elas e sobre sua razão de ser, e assim compreendermos o que realmente são. A isso chamamos de atitude filosófica.

Atitude filosófica
A atitude filosófica tem das facetas distintas que são: a atitude critica e o pensamento crítico.
Atitude crítica.
A priori tende a ser negativa,pois não leva em conta o senso comum e todos os seus conhecimentos, conceitos, valores, ideias, sobre o objeto de estudo. Ou seja, a atitude crítica tem por método a negação do senso comum, estabelecendo assim um completo desconhecimento sobre o objeto de estudo. E a partir daí entra em ação o pensamento crítico.
Pensamento Crítico.
Este constitui o fator fundamental para a Atitude Filosófica. Eassim segue-se, o questionamento sobre o objeto de estudo, para que possamos conhecer suas origens, características, seus usos práticos e etc., mesclando todos os conhecimentos obtidos por meio do questionamento para formar um conceito forte e real baseado na verdade. Este conceito pode ser positivo, negativo comprobatório em relação ao objeto pesquisado.
Lembrando sempre do que dizia Sócrates,o patrono desta ciência, a respeito da primeiro pensamento para a atitude filosófica que era, “Sei que nada sei”. Seus sucessores, Platão e Aristóteles acreditavam que a filosofia se iniciava pelo espanto ou pela admiração, neste caso relacionado a concepção de que tudo no mundo nunca tivesse existido.

Com que intuito a filosofia existe? Para que ela serve afinal?
A Filosofia não é como as...
tracking img