Resenha filme o longo amanhecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Formação Econômica do Brasil


Resenha do Filme “O Longo Amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado”
“Sinopse: Uma análise das idéias do economista Celso Furtado e de suaparticipação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 1940. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens da época, é formado um panorama da historia recente do Brasil.”
Retirado de:<http://www.interfilmes.com/filme_18374_o.longo.amanhecer.uma.cinebiografia.de.celso.furtado.html>

O Longo Amanhecer é um documentário que vai reunir depoimentos e imagens para narrar à vida,as realizações e os ideais do economista brasileiro, Celso Furtado. Nele temos a participação de intelectuais como Francisco de Oliveira, Maria da Conceição Tavares e João Manuel alem do depoimentodo próprio Celso Furtado um pouco antes de falecer.
Celso Furtado nasceu em Pombal em 26 de Julho de 1920, no sertão Paraibano e morreu em 20 de novembro de 2004. Autor do modernismo foi o principalpensador do séc. 20 da economia no Brasil. Pode ser considerado um dos inventores do que pensamos sobre o Brasil hoje, o quarto demiurgo do Brasil Moderno. Ele possuía uma filosofia moral e uma ânsiade superar o presente, mas via o futuro ainda muito longe de ser alcançado. Achava ser possível transformar o Brasil com reformas estruturais acompanhadas de uma política econômica responsável.Dizia que seu ponto forte era conseguir captar o essencial na realidade através da análise, transformar o mundo real em exercício mental, foi então que decidiu entender o Brasil. Furtado foi umareferencia e líder do pensamento desenvolvimentista de orientação nacionalista. Provia de uma sociologia do conhecimento onde via que o pensamento era feito para agir.
Depois de participar da guerra veio odesejo de conhecer e entender o mundo, ele vê o pós-guerra com um laboratório. Quando participou da CEPAL queria mostra a realidade dos países subdesenvolvidos e os efeitos da dominação, queria,...
tracking img